Sophia @princesinhamt
Política

Emanuel diz que ainda não foi notificado para retirar barracas de manifestantes: “estamos à disposição”

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O prefeito Emanuel Pinheiro disse nesta sexta-feira (25/11) que ainda não recebeu um ofício das autoridades para a retirada de barracas utilizadas por manifestantes em frente a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), em Cuiabá, mas afirmou que está à disposição. Na quarta-feira, o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges, expediu recomendação para que as forças policiais nos municípios sejam notificadas para que removam barracas e objetos relativos aos bloqueios em rodovias estaduais e municipais.

“Fiquei sabendo que parece que vai chegar hoje um ofício das forças de segurança nacional e Cuiabá está pronta para ser parceira, coibindo qualquer tipo de desordem. Manifestação pacífica é um direito, agora desde que não parta para a desordem, não parta para a violência e desde que não atrapalhe o direito de ir e vir de ninguém e esse cuidado nós estamos tendo”, disse o prefeito.

A notificação do procurador-geral de Justiça foi encaminhada a todos os promotores e promotoras de Justiça no , para que notifiquem as forças policiais para que façam a remoção das barracas e outros objetivos utilizados. José Antônio Borges também solicita que os prefeitos e outros agentes públicos responsáveis pela fiscalização sejam notificados para que adotem as providências necessárias para impedir a colocação de barracas e objetos às margens de rodovias e em locais indevidos nas vias públicas.

Emanuel explicou que deve participar de uma reunião para tratar sobre a retirada das barracas e ressaltou que em Cuiabá até agora não houve nenhum tipo de violência.

“Tão logo começou o movimento, eu determinei ao secretário da Semob [Secretaria de Mobilidade Urbana] Juares Samaniego que fosse negociar pessoalmente com os manifestantes e Cuiabá não teve nenhum caso de violência, nenhum caso de desordem. Agora, no mais estamos a inteira disposição das forças de segurança e tudo o que queremos é respeito à democracia e ao estado democrático de direito. Pode com Cuiabá”, disse o prefeito.

Retirada de veículos

No documento expedido pelo procurador-geral de Justiça, ele também recomenda a retirada de veículos que estejam em desacordo com os códigos de postura dos municípios, normas de trânsito e outras disposições legais aplicáveis à espécie. Borges destacou que nas últimas semanas o Ministério Público de Mato Grosso vem atuando de forma articulada com as forças de segurança pública estadual e federal, Ministério Público Federal e outras instituições para conter a crise instalada após a eleição de Luiz Inácio Lula da , em 30 de outubro, para a presidência da República.

(Com informações do MPMT)

Fonte: esportesenoticias

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.