O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), contrariou orientação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT) para o retorno do uso das máscaras em ambientes fechados com aglomeração ou de ventilação prejudicada. Segundo ele, não há motivos para decretar medidas de restrição para o combate à Covid-19.
“Vivemos um novo normal. A população já está esclarecida, sofrida. Tem coisas que não adianta baixar um decreto. Se as coisas se resolvessem por decreto, eu baixaria um para que todos tivessem saúde e ninguém morresse em Cuiabá. A cidade é nossa, é preciso que cada um tenha consciência. A Covid não acabou de vez, está controlada, graças à Deus e ao sucesso da vacinação implementada pela prefeitura, desde janeiro do ano passado”, afirmou durante live na terça-feira (29).
Conforme Emanuel, Cuiabá ainda está classificada como nível moderado no risco de incidência da Covid, com 209 novos casos e dois óbitos registrados nos últimos 14 dias.
Quanto a vacinação, Emanuel afirmou que o município está de parabéns, desconsiderando a intenção da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que deve notificar todos os 141 municípios, pedindo esforço nas campanhas de conscientização da população para a busca pelas doses de reforço.
“Todos aqueles que precisam se imunizar, não brinquem. Vamos imunizar nossas crianças, nossos idosos. A única forma de vencer definitivamente a Covid-19 é a vacina. A vacinação em Cuiabá está um sucesso”, declarou.
Com 1,3 milhão de doses aplicadas, conforme dados da SES, 522.842 tomaram a primeira dose em Cuiabá e 484.025 a segunda. O primeiro reforço foi aplicado em apenas 244.973 pessoas e o segundo reforço 70.005.
Fonte: esportesenoticias