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Política

Em visita a Mauro Carvalho, Pagot diz precisa fechar acordo da BR 163 ainda nessa gestão

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O ex-diretor-geral do Departamento Nacional de de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot defendeu em entrevista exclusiva ao Esportes e Notícias nesta sexta-feira (25), que o Governo de Mato Grosso precisa concluir o acordo para a obra de duplicação da BR-163 seja realizada ainda na gestão de Mauro Mendes ().

“Essa negociação que o Governo do Estado está fazendo e está fazendo muito bem né. Efetivamente o Governo do Estado tem que assumir a BR-163 que é a espinha dorçal do estado”, declarou.
Pagot se reuniu com secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho na do União Brasil em á, para debater o assunto.

O processo de transferência do controle acionário da BR-163, da Concessionária para o Governo de Mato Grosso, após aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), entra em sua segunda etapa, com a renegociação de dívidas junto aos bancos que financiaram a primeira parte da duplicação da rodovia com a Odebrecht.

De acordo com o secretário Rogério Gallo, ao comprar as cotas de participação da Odebrecht Transport por R$ 1, por meio da MT Participações e Projetos (MT Par), o Governo de Mato Grosso assume as dívidas contraídas pela Rota do Oeste para a duplicação de 120 km da BR-163, entre e Rondonópolis, na região Sul do Estado.

“É importante que esses bancos públicos tenham a sensibilidade de observar que, no lugar do ente privado, está entrando uma empresa com capital público que não objetiva estritamente o lucro, mas que busca resolver um problema sobre o qual movimenta-se 50% da população de Mato Grosso e uma parte relevante do PIB agropecuário brasileiro”, destacou.

Conforme a proposta apresentada pelo Governo, nos próximos dois anos será investido R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios. Desse valor, R$ 300 milhões já estão no caixa da empresa estadual, enquanto o restante dos valores será repassado pelo Estado, segundo previsão orçamentária.

Segundo Pagot, a BR-163 é responsável pelo escoamento de toda produção de Mato Grosso. Após a conversa com Mauro Carvalho, ele enfatizou que em breve “teremos boas notícias” sobre essas tratativas do Governo com os bancos.

“O fluxo e o aumenta constantemente ano após ano e é uma rodovia muito precária. Tem trechos que tem acostamento e eu chamo de ‘acostamento assassino’ porque tomba e morre gente. Além dos gargalos que ela tem, então, eu até trouxe uma palavra de incentivo, tanto o Mauro Mendes quanto o secretário Gallo e Mauro Carvalho estão afinados nesse assunto aí e em breve teremos boas notícias. Só que eu estava dizendo pra ele o seguinte, precisamos resolver esse assunto em definitivo para que ano que vem possa ter obra”, declarou.

Fonte: esportesenoticias

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