Da Redação
O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) realizou na noite desta quarta-feira (23), uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a pavimentação asfáltica de 11 bairros em Cuiabá, cuja ordem de serviço já foi autorizada pelo governo de Mato Grosso.
Elizeu participou ao lado do governador Mauro Mendes (União), da assinatura que autorizou a licitação no valor de R$ 55,1 milhões para asfaltar os bairros Altos da Boa Vista, Campo Verde da Esperança, Jardim Aroeira, Jardim Fortaleza, Novo Horizonte, Novo Milênio, Novo Tempo, Osmar Cabral, Parque Amperco e Tancredo Neves.
Porém, desde a assinatura, os bairros não foram asfaltados até o momento e nem começaram as obras para a pavimentação asfáltica, devido somente, a uma rivalidade entre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) com o governador Mauro.
“Quando temos a oportunidade realmente de termos os afasto nas ruas dessas comunidades, nós vivemos os desprazeres. Senhoras e senhores, aqui na Assembleia vínhamos conversando com o governo para que conseguíssemos recurso do estado para que essas obras viessem a acontecer. Eu não sou político de grupo a ou b, sou político do povo cuiabano e mato-grossense e para isso que me delegaram a responsabilidade de representá-los, para que pudesse fazer a política chegar realmente a quem precisa”, declarou o deputado.
O deputado disse que ficou triste que o município de Cuiabá não tenha mandado nenhum representante para a audiência que reuniu mais de 100 pessoas. O parlamentar acrescentou que seria importante o município explicar o porquê assinou um documento proibindo o governo do estado de iniciar as obras.
“Antes do período eleitoral, nós tivemos o privilégio do governo do estado ter ali o recurso em caixa e liberar a pavimentação destes bairros. Não estou aqui para atirar pedra no prefeito Emanuel e nem no vice José Roberto Stopa, tampouco no governo do estado. Tenho gratidão ao prefeito de Cuiabá pela obra [de asfaltamento] ter retornado no Altos da Serra II, pelas obras da ponte de concreto, pelas obras de reforma dos postos de saúde que acontecem na minha região. Então senhoras e senhores, temos gratidão pelas obras que acontecem, mas não podemos ficar de braços cruzados quando temos problemas para resolver, para isso que fomos eleitos, então a única que coisa que queremos é que o prefeito de Cuiabá e o governo do estado de Mato Grosso, de um cessar neste momento e chegue ao entendimento para atender os moradores destes 11 bairros”, disse Elizeu.
A representante da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Sintra/MT) e superintendente de Gestão de Pavimentação Urbana da Sinfra, Keith Prado, garantiu que o executivo estadual já possui todas as condições para iniciar o asfaltamento dos bairros, mas que depende de autorização da Prefeitura de Cuiabá para concluir o processo. O executivo municipal não enviou representante à audiência.
“O processo licitatório está pronto, mas não recebemos anuência da prefeitura para iniciar as obras”, afirmou Keith Prado. Ela explicou que estão reservados R$ 56 milhões para asfaltar os bairros Jardim Fortaleza, Novo Tempo, Parque Amperco, Novo Milênio, Campo Verde, Planalto, Jardim Aroeira, Novo Horizonte, Osmar Cabral, Tancredo Neves e Alto Boa Vista. A superintendente ainda apresentou um documento que, segundo ela, liberaria o andamento do processo caso seja assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro.
O vereador Dilemário Alencar também participou do encontro e criticou a morosidade do prefeito Emanuel Pinheiro em relação as obras. O parlamentar municipal ainda citou o fato do gestor municipal morar em um bairro nobre, e por isso, não tem se importado em asfalar os bairros.
“São quase 40 mil pessoas para convencer o prefeito”, assegurou. O deputado Lúdio Cabral (PT) ressaltou que bairros foram ficando para trás com o tempo e garantiu que se unirá à luta para realizar as obras. “O problema é só assinatura, não é dinheiro, nem projeto, nem licitação”, afirmou.
Já Rosinei Neves, morador do Jardim Fortaleza, diz que a regional Sul está abandonada pelo prefeito e que os bairros Osmar Cabral, Jardim Fortaleza e Novo Milênio está com ruas cheias de buracos e implorou uma atenção do prefeito.
Requerente da audiência pública, o deputado Elizeu Nascimento declarou que fará um documento para recolher a assinatura de todos os deputados estaduais pedindo que o prefeito de Cuiabá autorize o Governo do Estado a realizar as obras. “São obras de relevância, que vão mudar a vida das comunidades. Os políticos têm de ter comprometimento e responsabilidade com a população”, reforçou o parlamentar. Ele solicitou aos moradores que também façam um abaixo assinado. Nascimento afirmou ainda que pode levar a discussão para outras instâncias caso o governo estadual e a prefeitura não se entendam.
Fonte: esportesenoticias