Elói Pietá (sem partido) surge na liderança em levantamento de intenção de voto para a Prefeitura de Guarulhos (SP). Ele aparece na primeira colocação nos três cenários apresentados pelo instituto nesta quarta-feira, 21.
No cenário 1 da pesquisa estimulada, quando uma lista de possíveis candidatos é apresentada ao entrevistado, Pietá surge isolado na liderança. Enquanto ele soma 28,7%, o segundo colocado, Jorge Wilson (Republicanos), conta com 20,4%.
Pietá também aparece na primeira colocação no cenário 2. Nessa configuração, ele tem 29% contra 21% de Wilson. O deputado estadual Márcio Nakashima (PDT), que não é mencionado nos outros dois cenários, aparece em terceiro, com 13,5%.
Apesar de Pietá aparecer numericamente à frente de Wilson no outro cenário registrado pelo Paraná Pesquisas, há empate técnico entre eles. No levantamento, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
No cenário 3 da pesquisa estimulada, Pietá tem 29,8% contra 22,9% de Wilson. Com a margem de erro, Pietá poderia ir de a 33,5%. Wilson, por sua vez, iria de 19,4% a . Juntos, os outros quatro nomes listados nessa parte somam 30,2% das intenções de voto.
Prefeito de Guarulhos de 2001 a 2008, Elói Pietá foi filiado ao PT de 1980 até janeiro deste ano, para o Executivo municipal na disputa eleitoral deste ano. Atualmente com 79 anos, ele também já foi vereador, deputado estadual e deputado federal.
Em seu terceiro mandato consecutivo como deputado estadual, Jorge Wilson é repórter da Record TV, onde é conhecido pelo apelido “Xerife do Consumidor”. Aos 60 anos, ele é bacharel em Direito e é o atual líder do governo de na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Com 1,2 milhão de habitantes, segundo o Censo realizado em 2022, Guarulhos é a 13ª maior cidade em população no Brasil. É, inclusive, a maior não capital nesse sentido.
Divulgada na manhã desta quarta-feira, o levantamento do Paraná Pesquisas sobre intenção de voto para a Prefeitura de Guarulhos foi registrado no com o número SP-01826/2024. Para a pesquisa, a equipe do instituto entrevistou 800 eleitores, de 15 a 20 fevereiro. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para os resultados gerais. O grau de confiança é de 95%.
Fonte: revistaoeste