Da Assessoria
O programa Solidariedade em Ação, de transferência de renda para os “órfãos do feminicídio”, criado em Cuiabá pela primeira-dama e candidata ao Governo, Marcia Pinheiro, vai ser expandido para todo o Estado de Mato Grosso. O programa é inédito no país e já virou referência nacional, sendo elogiado inclusive pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, que irá efetivar o programa no Plano de Ação de Enfrentamento ao Feminicídio, do Governo Federal.
“Geralmente, essas crianças acabam ficando com parentes próximos que, de um dia para o outro, se deparam frente a necessidade de oferecer um lar com estabilidade financeira e emocional a elas. Essa renda irá ajudar essas crianças e as famílias nesse processo, seja para uma necessidade médica, psicológica ou econômica. Quero levar esse programa tão importante para essas famílias que cuidam dessas crianças. A violência doméstica precisa ser erradicada, para que possamos nos livrar deste mal e mudar essa realidade”, comentou a candidata.
Atualmente, o benefício pago em Cuiabá é de R$ 606. Conforme Marcia Pinheiro, Cuiabá avalia aumentar este valor para um salário-mínimo. “Meio salário-mínimo é uma excelente ajuda, mas eu sugeri e o prefeito Emanuel Pinheiro, avalia reajustar esse valor para um salário-mínimo”, comentou.
Em Cuiabá, o critério para concessão do auxílio é a presença no Cadastro Único; comprovação de matrícula escolar; renda familiar de até R$ 3,5 mil, entre outros. O direito é válido por um ano, podendo ser renovado por mais um.