Até este domingo, 22, a Meta, dona do Facebook e do Instagram, já recebeu mais de R$ 51,2 milhões de candidatos brasileiros — fato que o coloca maior fornecedor das .
Em comparação com o último pleito municipal, em 2020, o valor já é maior em quase R$ 14 milhões. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A empresa de Mark Zuckerberg tem anúncios ativos no Facebook e Instagram. As redes posicionam a marca Meta, do empresário, como a de maior receita entre fornecedores das eleições 2024.
Nestas eleições, Zuckerberg não conta com a concorrência do Google. A big tech anunciou não aceitar impulsionamento de conteúdos de candidatos.
Segundo a pesquisa Data Reportal 2024, o Instagram possui 134,6 milhões de usuários ativos no Brasil. O Facebook, por sua vez, conta com 111,3 milhões de contas cadastradas.
O valor de 22 de setembro, no entanto, ainda é menor do que em 2022, quando Zuckerberg faturou R$ 129,3 milhões nas eleições brasileiras. No mesmo pleito, o Google embolsou R$ 126,2 milhões. As gigantes da tecnologia foram as duas empresas que mais lucraram com as eleições de 2022.
Em 2024, o segundo colocado no ranking de fornecedores é a companhia de pagamentos dLocal, com quase R$ 31 milhões recebidos. A empresa tem como clientes outras big techs, como amazon e Netflix. Em 2022, teve a terceira maior verba de recebimentos e foi a líder em 2020.
Além da Meta e da dLocal, o top 5 de empresas fornecedoras das eleições de 2024 são: Essent Contabilidade (R$ 17 milhões), M. Romano Comunicação (R$ 13,4 milhões) e Adyen Instituição de Pagamento (R$ 11 milhões).
No total, os candidatos já registraram mais de R$ 3 bilhões em gastos com fornecedores. Além do Google, outro potencial concorrente da Meta seria o TikTok. No entanto, até o momento, o CNPJ da companhia divulgou apenas R$ 55 em recebimentos.