Sophia @princesinhamt
Política

Eleições 2024 em Cuiabá: Conheça os 4 candidatos a prefeito!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Quatro políticos devem disputar o cargo de prefeito de Cuiabá neste ano. As pré-candidaturas foram aprovadas nas convenções dos partidos, que encerraram ontem (5). A autorização de candidatura agora depende da Justiça Eleitoral. 

Somente os maiores partidos no país terão candidatos, com a absorção dos menores em aliança. E a disputa poderá entrar em polarização no desenrolar da campanha. 

O deputado federal Abílio Brunini (PL) representará o espectro mais à direita e deve concorrer como o candidato de Bolsonaro, ainda refletindo o cenário de 2018. Sua vice será a coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo). A chapa confirma o viés defendido pelo ex-presidente, da união entre política e forças armadas.  

Abílio reuniu os partidos mais à direita no arco de aliança. Além do Novo, o (Democracia Cristã) e o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) vão concorrer juntos com ele. 

O empresário Domingos Kennedy (MDB) está no centro partidário e com o nome do prefeito Pinheiro na campanha. Ele entrará na sua primeira disputa eleitoral como o com menos aliados. Sua vice será a presidente estadual do PDT, Miriam Calazans. A aliança foi confirmada nas últimas horas de ontem à noite, após o fim das negociações sem acordo com o Novo e o DC. 

O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) também está no centro político. Ele larga em vantagem na reunião dos partidos em torno de sua campanha e pela maior força política. 

Além da campanha do governador Mauro Mendes, ele repetiu a aliança de 2022. Seu vice será o médico Marcelo Sandrin (Republicanos), do mesmo grupo do vice-governador Otaviano Pivetta. Outros partidos apoiadores confirmados são PSB, federação PSDB-, PP, PRD, PMB e Podemos.  

Também há apoios isolados de políticos cujos partidos estão em outras alianças, como o dos deputados Janaína Riva e Dr. João, ambos do MDB, de Wilson Santos e a senadora em exercício Margareth Buzetti, que estão no PSD. 

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) também deve concorrer ao cargo de prefeito. Ele terá como vice a jornalista Rafaela Fávaro (PSD), filha do ministro Carlos Fávaro (Agricultura).  

Lúdio entra na disputa como o candidato da federação PT, PV e PCdoB. Além do partido de sua vice, vão apoiá-lo a federação Psol-. Lúdio faz parte do grupo mais à esquerda e deverá carregar o nome o presidente Lula como fator de votos.

Fonte: olivre.com.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.