O prazo para os juízes finalizarem os editais com a lista de mesários para as eleições de 2024 finalizou no dia 7 de agosto. Os cartórios eleitorais notificam os nomes escolhidos por meio de cartas, e-mails e aplicativos de mensagens.
Apesar das alternativas, o sugere que os eleitores entrem em contato com o cartório eleitoral no qual está inscrito para checar a situação. O TSE também recomenda a checagem no Diário da Justiça Eletrônico do Estado.
As funções do mesário estão centralizadas na identificação do eleitor, colhimento da assinatura/biometria e na entrega do comprovante de votação. Além disso, registram as ocorrências e controlam a circulação de pessoas.
O presidente da mesa receptora deve tirar as dúvidas dos eleitores e manter a ordem no espaço. A pessoa que exerce essa função tem permissão para usar a força pública quando necessária.
Na ausência de algum mesário, o presidente deve eleger um eleitor para poder desempenhar as atividades requisitadas. Os nomes convocados também ajudam na organização do pleito e na checagem da integridade das urnas.
O primeiro turno deve ocorrer no dia 6 de outubro. Para as cidades com mais de 200 mil habitantes, a segunda etapa está marcada para o dia 27 do mesmo mês.
As eleições de 2024 vão definir prefeitos e vereadores para mais de 5,5 mil cidades. Cerca de 150 milhões de pessoas vão às urnas para poder votar.
O segundo turno das eleições municipais ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil habitantes. De acordo com o TSE, o Brasil tinha 92 municípios com essa marca no pleito de 2016. Em 2020, o número subiu para 95. Em 2024, 103 cidades podem ter segunda fase.
A capital de , Palmas, poderá participar de um eventual segundo turno pela primeira vez. A cidade atingiu 209 mil moradores na contagem de 2024.
Não participam de pleitos municipais: eleitores do , de Fernando de Noronha (PE) e aqueles que não moram no Brasil.
De 2020 a 2024, nove cidades atingiram a marca de 200 mil habitantes. São elas:
- Camaçari (Bahia);
- Imperatriz (Maranhão);
- Parauapebas (Pará);
- Foz do Iguaçu (Paraná);
- São José dos Pinhais (Paraná);
- Magé (RJ);
- Embu da Artes (São Paulo);
- Sumaré (São Paulo); e
- Palmas (Tocantins).
Confira as 103 cidades que podem ter segundo turno nas eleições de 2024:
Fonte: revistaoeste