O governador do , (PSDB), teve uma ideia em meio à tragédia climática que assola o Estado: trocar a sua . Alvo de críticas, a ação de social media ocorreu na manhã desta sexta-feira, 3.
No Facebook, a imagem em que Leite aparecia sorrindo e de camisa social azul claro deu vez a uma em que ele surge na rua. Na nova foto de perfil, o político está com semblante sério e usa um colete da Defesa Civil gaúcha.
A troca rendeu engajamento à conta oficial do governador. Em 13 horas, a soma, até o fim da noite desta sexta-feira, 11 mil reações, mil comentários e 43 compartilhamentos.
Pelo Facebook, a troca da foto de perfil conta com comentários elogiosos destacados na página de Leite — sendo que essa medida é controlada pela equipe do governador gaúcho. Em outras plataformas, no entanto, as críticas à postura do político ganharam vez.
No Twitter/X, por exemplo, internautas lembraram do momento em que o governador gaúcho decidiu trocar a foto de perfil. Os temporais e as inundações que são registradas no Estado desde o último fim de semana .
Membro da Federação Árabe-Palestina do Brasil, o jornalista Kais Husein foi um dos que criticaram a postura de Leite. “O bonitão fica atualizando foto de perfil em meio ao caos?”, indagou. “Tática de governante que não faz nada.”
“Só de coletinho, trocando foto de perfil nas redes sociais em meio à maior catástrofe do Rio grande do Sul”, comentou o internauta identificado como Jeoh. “E o cidadão só fazendo vídeos e trocando foto do perfil para ganhar likes. É o Zezé do Guaíba.”
“Para quem tinha dúvida de que Eduardo Leite havia trocado a foto de seu perfil no Facebook, se aproveitando da situação para se promover, não se preocupe, é verdade”, lamentou um outro perfil no Twitter. “Tudo que importa são os holofotes, protagonismo, teatrinho. E isso vale para o Lula também.”
Ainda pelo Twitter, houve quem se lembrasse de que a situação do Rio Grande do Sul vai para além dos números de mortos, feridos e desaparecidos. Estradas, por exemplo, estão bloqueadas.
A troca da a ser alvo de críticas em razão da situação do Rio Grande do Sul. Em setembro do ano passado, mês em que o Estado gaúcho contabilizou 46 mortes em decorrências das fortes chuvas provocadas por ciclones extratropicais, o governador gaúcho . Na folia, ele estava acompanhado do namorado, o pediatra Thalis Bolzan.
Fonte: revistaoeste