O deputado federal (PL-sp), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai ser nomeado secretário de Relações Internacionais e Institucionais do Partido Liberal (PL). A oficialização do cargo deve ocorrer na próxima semana, com o anúncio a ser realizado por Valdemar Costa Neto, presidente da sigla.
A confirmação da nomeação foi dada à Gazeta do Povo nesta segunda-feira, 21. A oficialização ocorrerá depois das eleições municipais, já que o Congresso Nacional está em ritmo lento, devido à proximidade do término da campanha eleitoral.
Eduardo Bolsonaro se tornará o quarto membro da família a ocupar posição de destaque no PL. Além de Eduardo, Jair Bolsonaro é presidente de honra do partido, Michelle Bolsonaro lidera o PL Mulher, e Carlos Bolsonaro gerencia o diretório estadual no Rio de Janeiro.
O cargo de secretário de Relações Institucionais estava desocupado desde fevereiro, depois de Walter Braga Netto sair por medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, apoia a nomeação de Eduardo Bolsonaro para o cargo, mesmo enfrentando restrições judiciais, como a proibição de comunicação com o ex-presidente.
Valdemar Costa Neto tem criticado tais medidas, especialmente a que o impede de se comunicar com Bolsonaro, alegando dificuldades para administrar o partido sob essas condições.
O posto de secretário de Relações Internacionais é estratégico para Eduardo, facilitando a articulação com movimentos de direita globalmente. Entre seus principais contatos estão o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o argentino Javier Milei.
Em julho, Eduardo e Milei se encontraram durante a Cpac Brasil, evento no qual o presidente da Argentina recebeu uma medalha do deputado federal em homenagem a Jair Bolsonaro.
Fonte: revistaoeste