Sophia @princesinhamt
Política

“É uma obra que vai mudar a vida da população do Médio Araguaia”, afirma prefeito de Cocalinho

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O governo do Estado entregou neste sábado (3) a Ponte sobre o Rio das Mortes na MT-326, entre Cocalinho e Nova Nazaré. Com 483 metros de extensão e chamada de Ponte da Integração José Monteiro Guimarães, é considerada um marco histórico e uma revolução para a região do Vale do Araguaia.

2024 word2

A inauguração contou com a presença dos secretários de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura), Rogério Gallo (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Alan Porto (Educação), Fábio Pimenta (Fazenda) e Basílio Bezerra (Planejamento), do presidente da MT Par, Wener Santos, além de prefeitos, lideranças e empresários de toda região.

“A ponte sobre o Rio das Mortes é um marco para o desenvolvimento de toda região. É a realização de um sonho de décadas e uma obra que vai mudar a vida de toda a população do Médio Norte do Araguaia. Não podemos deixar de agradecer aos secretários do governo, que não mediram esforços para concretizar essa obra, e ao governador Mauro Mendes que nos tirou do sofrimento”, afirmou o prefeito de Cocalinho, Marcio Baco.

Segundo Baco, além de permitir a movimentação da população, a região de Cocalinho é uma grande produtora de calcário, minério utilizado pela agricultura para a correção de solo. “A ponte vai transformar o Araguaia em uma nova fronteira agrícola do Estado. O trânsito pesado de caminhões acabava por formar grandes filas de espera pela travessia, que agora chegaram ao fim”.

Antes da construção da ponte, caminhoneiros e motoristas precisavam enfrentar horas em uma fila de espera para pegar uma balsa para atravessar o Rio das Mortes. Em muitos momentos, cerca de 500 bitrens se avolumavam na rodovia e às margens do rio e a espera para fazer a travessia chegava a ser de dois dias.

2024 word2

“É uma grande vitória e um sonho de muitos anos, depois de várias promessas e muita desilusão. É a ponte da liberdade, libertando toda a comunidade do Araguaia e do Xingu da escravidão das balsas. A economia de toda a região vai dar um salto no desenvolvimento e o antigo Vale dos Esquecidos, com certeza, não será mais lembrado assim, mas como o Vale da Prosperidade”, declarou Fernando Gorgen, prefeito de Querência.

A obra foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e com 100% de recursos do Governo do Estado, na ordem de R$ 52 milhões. A Sinfra também entregou 112 km de pavimentação da MT-326, garantindo o acesso por asfalto de Cocalinho até Nova Nazaré, com investimento de R$ 187 milhões.

Com as obras entregues, o município de Cocalinho finalmente tem uma ligação por asfalto com o restante do Estado. Emancipado em 1986, os primeiros moradores chegaram ao local em 1928. Cocalinho já tem uma ponte sobre o Rio Araguaia, ligando o município até Goiás, mas permanecia sem ligações com Mato Grosso.

“É a obra da independência da região, sonhada há mais de 40 anos, e que agora neste governo saiu definitivamente do papel. No primeiro dia de governo, o governador Mauro Mendes determinou que déssemos uma solução para essa obra, que foi contratada lá em 2013, mas que nunca saiu do papel. Demos a solução e a obra foi feita com recursos do Fethab. É hoje a maior ponte de concreto em rodovias estaduais de Mato Grosso e um marco para acabar com o sacrifício de caminhoneiros e das pessoas que moram na região”, destacou o secretário Marcelo de Oliveira.

“É um governo diferenciado, que consertou o Estado e é o que mais faz investimento em todo país. Somente aqui, para o Araguaia, foram destinados quase um terço dos investimentos do governo para cobrir o atraso de investimentos públicos que existia nessa região, que agora é o Vale da Prosperidade. Esse é o governo que o dinheiro não vai para o bolso dos administradores, os recursos dos impostos retornam para a população em estradas, hospitais, pontes, escolas e atendimento na área social e tudo isso nos deixa muito contentes e orgulhosos de fazer parte dessa administração”, finalizou o secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.