“Emanuel Pinheiro é um mentiroso contumaz. Tenta induzir ao erro os parlamentares e mente para a população. Eu vou trabalhar com a boa fé de alguns parlamentares que ainda estão sujeitos a votar favoráveis a uma pauta como essa. Há bairros em que o aumento chega a 700%, como no Altos da Serra, Umuarama, no Pedra 90 também terá um aumento substancial’, criticou.
Diego abriu mão do posto de vereador por Cuiabá, uma das principais vozes da oposição, e saiu vencedor no pleito eleitoral de 2022. Ele garante que a oposição vai continuar. “Como deputado minha atuação vai ser um reforço, não vou deixar de fazer a fiscalização e cobrança. Cuiabá precisa de parlamentares, sejam esses municipais ou estaduais, e até federais, que cuidem dos recursos públicos que são advindos do estado. Então, nossa atuação será a mesma”, afirmou.
Questionado se o aumento proposto pelo executivo municipal seria apenas para terrenos baldios, ou áreas que já receberam benefícios, conforme justificado pela Prefeitura, Diego Guimarães rechaçou a informação.
“Mais uma mentira dele. O IPTU progressivo, que aí sim é você aumentar a alíquota e não o valor venal, dos imóveis que são utilizados para especulação imobiliária, é algo que eu peço desde 2017. Tenho os ofícios, tudo consolidado e as respostas da Prefeitura dizendo que não faria por não ver viabilidade. Essa seria uma solução e não aumentar o valor venal dos imóveis. Vivemos um momento ruim na economia, pós pandemia, momento de inflação, pessoas endividadas. É um momento de ajudar as pessoas e não aumentar tributos”, pontuou.
Outro lado
O prefeito Emanuel Pinheiro afirma que a oposição está desinformada e garante que não irá reajustar o valor do imposto.
O emedebista afirma que o projeto de lei que foi encaminhado a Câmara de Vereadores não prevê reajuste no valor no IPTU, apenas atualiza a planta genérica de valores do município.
Isso, contudo, irá impactar diretamente no valor do imposto, especialmente em algumas regiões da cidade, que registrou valorização considerável nos últimos anos.
Fonte: leiagora