Guilherme Boulos (Psol-SP), deputado federal e pré-candidato à , explicou por que salvou o colega André Janones (Avante-MG) da acusação de “rachadinha”. O psolista deu a declaração durante sabatina realizada pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal UOL.
“Tem uma jurisprudência que diz o seguinte: o que ocorre antes da atual legislatura do atual mandato como parlamentar não pode ser julgado na comissão”, disse Boulos. “O que pode ser julgado é o que ocorre neste mandato ou um fato novo relevante neste mandato. Foi por isso que se absolveu Janones.”
O órgão investigou o parlamentar mineiro por suposto crime de rachadinha — desvio de salário de assessor.
Por sorteio, Boulos acabou escolhido como relator do caso do Janones no Conselho de Ética. O psolista apresentou parecer pelo arquivamento do processo contra o colega.
Em relatório, Boulos justificou que não se tratava do “mérito se o deputado André Janones cometeu ou não crime de rachadinha”. Mas, sim, “na formalidade técnica da existência ou não de jurisprudência” do caso.
Boulos justificou que o crime atribuído a Janones teria ocorrido em 2019 — ou seja, antes do atual mandato do investigado.
Boulos ainda justificou seu parecer com base em decisões do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL). Segundo o psolista, Lira teria isentado do Conselho de Ética deputados que estiveram nos atos de 8 de janeiro de 2023.
“A Câmara sequer julgou eles”, afirmou Boulos. “Você não pode adotar dois pesos e duas medidas.”
🚨Novo áudio BOMBA do Janones !!!
Lulaaaaa, faça alguma coisa!!! Pede ajuda pra GloboNews e pro MBL!!!
Faz o L!!! pic.twitter.com/vSpPq8Ehqb
— Kim D. Paim (@kimpaim) November 28, 2023
Indagado sobre possível absolvição de Janones por ser um aliado político, o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo disse que o partido Avante é seu adversário na capital paulista.
“Quando você vem com um diálogo desse, de usar um termo como ‘passar pano’, sabe quem o partido de Janones apoia aqui em São Paulo?”, perguntou Boulos. “Ricardo Nunes [prefeito de São Paulo, do MDB]. O partido do Janones é o Avante, que está na coligação do meu adversário. Não teria nenhuma razão escusa, estranha, para salvar, absolver o Janones.”
Porém, em 2022, Janones atuou ativamente na campanha de Lula, junto com Boulos. Atualmente, o presidente da República apoia a candidatura do psolista na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Fonte: revistaoeste