A rejeição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou em São Paulo, maior cidade do país, com 11,4 milhões de habitantes. É o que indica levantamento do desta quarta-feira, 29.
De acordo com a pesquisa, 45,7% dos eleitores paulistanos desaprovam a atual gestão federal. Isso representa avanço de 2,1 pontos porcentuais na comparação com o material de março do mesmo instituto. Na ocasião, a desaprovação do governo Lula estava em 43,6% no município de São Paulo.
O levantamento desta quarta-feira reforça a tendência de crescimento da rejeição ao petista na capital paulista. O levantamento do Paraná Pesquisas de setembro de 2023 constatou que 37,4% dos paulistanos desaprovavam a administração do Executivo federal. Ou seja, crescimento de 8,3 pontos porcentuais no intervalo de oito meses.
A aprovação do governo Lula em São Paulo segue o caminho oposto. A saber, nos últimos cinco levantamentos do Paraná Pesquisas, tal indicador registrou os seguintes números:
- Setembro de 2023 — 59,8%;
- Dezembro de 2023 — 55,1%;
- Fevereiro de 2023 — 54,9%;
- Março de 2023 — 53,6%; e
- Maio de 2023 — 50,5%.
Além disso, 28,7% dos entrevistados do atual levantamento classificaram como péssima a gestão de Lula. Regular foi a resposta dada por 26,3% dos eleitores paulistanos consultados pelo Paraná Pesquisas. Já 22,3% avaliaram a administração dele como boa, enquanto ótima ficou com 12,8%. Ruim teve 7,5% do total de respostas. Por fim, 2,4% não souberam ou não responderam.
O aumento da desaprovação não foi, contudo, a única notícia negativa para Lula presente no levantamento do Paraná Pesquisas. Isso porque o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) — que conta com apoio do presidente da República — é o pré-candidato com maior índice de rejeição entre os eleitores paulistanos. Conforme o instituto, para o cargo de prefeito de São Paulo.
O atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), formulados pelo Paraná Pesquisas. Ele deverá concorrer à reeleição com apoio formal do PL, partido que tem Jair Bolsonaro como presidente de honra.
O levantamento do Paraná Pesquisas que constatou o avanço da desaprovação do governo Lula na cidade de São Paulo tem margem de erro de 2,6 pontos porcentuais. Com nível de confiança de 95%, a pesquisa foi registrada no , com o número SP-05645/2024. Ao todo, 1,5 mil eleitores da capital paulista foram entrevistados, de 24 a 28 de maio.
Fonte: revistaoeste