Sophia @princesinhamt
Política

Deputados são impedidos de entrar no Palácio Paiaguás por manifestação de moradores despejados

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conteúdo/ODOC – Os deputados estaduais Wilson Santos (PSD), Valdir Barranco (PT), Gilberto Cattani (PL), Elizeu Nascimento (PL) e Dilmar Dal Bosco (União) enfrentaram dificuldades para acessar o Palácio Paiaguás, em Cuiabá, na tarde desta quarta-feira (13). Eles buscavam uma reunião com o governador Mauro Mendes (UB) e o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia (UB), para discutir a ocupação de uma área na região do Contorno Leste, conhecida como Brasil 21.

Os deputados foram impedidos de entrar no Palácio, pois os policiais encarregados da segurança trancaram os portões, receosos de uma possível invasão por parte de manifestantes. Um oficial informou aos parlamentares que o governador e Garcia estavam em uma agenda em Brasília. Diante dessa situação, o deputado Wilson Santos solicitou uma reunião com o procurador do Estado, José Anibal.

Após diversas tentativas e ligações, o oficial da Casa Militar finalmente autorizou a entrada dos parlamentares, juntamente com três representantes da área que havia sido desocupada.

Nesta semana, a Justiça atendeu ao pedido do dono de um terreno próximo ao Contorno Leste e determinou a reintegração de posse da área ocupada pelo loteamento Brasil 21. Centenas de pessoas tiveram que sair de suas casas e se abrigarem em outros locais. Alguns se acomodaram embaixo de viadutos.

A Assembleia Legislativa tenta costurar com o governo uma proposta para que possa atender as famílias, uma delas é a compra do terreno para construção de casas populares.

A defesa das 100 famílias que foram despejadas pedem a suspensão da decisão que determinou a reintegração da posse no local. A Defensoria Pública também se manifestou requerendo a interrupção da demolição das edificações.

Dentre os argumentos da defesa está o desrespeito à decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, apesar de autorizar a continuidade da desocupação, ordenou que isso fosse feito somente após as forças estatal e municipal definirem locais para os quais essas pessoas deveriam ser encaminhadas.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.