Sophia @princesinhamt
Política

Deputados querem reduzir porcentagem do social no Fethab para investir em agricultura familiar

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Os deputados estaduais devem promover algumas alterações no projeto de lei encaminhado pelo poder Executivo, que renova o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). As mudanças propostas serão na divisão do bolo arrecadado.

Os parlamentares querem incluir a Agricultura Familiar como beneficiária dos recursos que serão coletados através do Fundo. Para tanto, pretendem destinar 5% da arrecadação para o setor, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar.

Originalmente, a proposta enviada pelo governador Mauro Mendes (União) à Assembleia Legislativa estabelece que 80% dos recursos arrecadados através do Fethab sejam destinados a obras de pavimentação e habitação. Outros 10% serão aplicados em ações sociais, e os 10% restantes destinados ao MTPar para investimento na duplicação da BR-163.

Diante disso, a intenção dos deputados e reduzir pela metade os 10% que seriam destinados para ações sociais para atender a agricultura familiar. Com isso, cada área ficaria com 5% da arrecadação do Fundo.

Outra alteração deve ser com relação a habitação. O projeto original não prevê uma aplicação mínima em construção de casas populares. Para os deputados, isso é essencial.

“Estamos fazendo algumas propostas de alteração, principalmente para atender a Empaer e a agricultura familiar e casas populares. Queremos que tenha um mínimo para investir em casas populares, porque hoje não tem, o governo mandou em aberto, e nós queremos que tenha esse valor mínimo, e esse mínimo vamos estabelecer dentro do Fethab para ele utilizar daqui para frente”, explicou Eduardo Botelho (União), presidente do Parlamento Estadual.

A tendência, segundo ele, é que ao menos 10% do que for destinado à habitação seja investido em casas populares. “A previsão é arrecadar R$ 3 bilhões. Estamos prevendo que no mínimo 10%, ele tem que aplicar em casas populares”, finalizou.

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real

 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.