Parlamentares da oposição cobraram, nesta quinta-feira, 18, a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar eventuais “abusos de autoridade” do .
Um dos pedidos de abertura de CPI foi protocolado pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), na Câmara dos Deputados, em novembro de 2023. Houve o apoio de 171 assinaturas.
Deputados voltaram a cobrar pela instalação da comissão, nesta quinta-feira, depois da operação da Polícia Federal (PF) contra o líder da oposição na Câmara, deputado Carlos Jordy (PL-RJ).
+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste
Por meio de uma publicação no Twitter/X, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que a Justiça “ordena buscas e apreensões em casas de pessoas honestas, pelo fato de serem oposicionistas a esse desgoverno e solta ou deixa de prender traficantes, corruptos e outros criminosos de toda ordem, ao arrepio da lei, incitando a violência, estimulando a impunidade e causando tanta insegurança jurídica”.
A parlamentar também pressionou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre os pedidos de impeachment de ministros do STF.
A Justiça no Brasil tem lado, não usa vendas e o fiel da sua balança está em flagrante desequilíbrio.
O Senado, por meio de seu Presidente @rodrigopacheco se omite e causa dano irreparável ao País, quando deixa de apreciar e pautar pedidos de impeachment que versam sobre o…
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) January 18, 2024
Van Hattem também usou a rede social para expressar sua indignação sobre o ocorrido. Para o deputado, o “a Câmara e o Congresso já estão de joelhos diante do consórcio Lula-STF”.
“Trata-se de mais um ataque à democracia e ao Estado de Direito”, resumiu o parlamentar. “O Congresso Nacional já está de joelhos diante do consórcio Lula-STF. Terá de tomar enérgicas atitudes contra mais esse abuso de autoridade, com clara intenção intimidatória e de natureza persecutória. É um atentado contra o Parlamento.”
A operação de hoje da Polícia Federal a mando de Alexandre de Moraes não foi contra o deputado federal Carlos Jordy: foi contra toda a oposição da qual ele é o líder e é mais uma ataque à democracia e ao Estado de Direito.
A Câmara e o Congresso, já de joelhos diante do…
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) January 18, 2024
De autoria do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), a CPI do Abuso de Autoridade reuniu 171 assinaturas para sua aprovação, principalmente da oposição. Mas alguns parlamentares da base do governo Lula também votaram a favor, como, por exemplo, do União Brasil.
O pedido de CPI precisa ser lido em plenário, para que a comissão possa ser instalada.
Carlos Jordy, deputado federal e líder da oposição na Câmara dos Deputados, foi alvo de buscas e apreensão da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira.
Agentes da PF foram à Câmara e à residência do parlamentar, para cumprir mandados expedidos pelo STF, no âmbito da 24ª fase da . A ação pretende apurar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os protestos do 8 de janeiro.
Fonte: revistaoeste