A Revisão Geral Anual (RGA) para os servidores do estado de Mato Grosso foi aprovada pela Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (11) e eles terão direito a um reajuste de 5,79% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O deputado Lúdio Cabral ainda pediu a votação em destaque da emenda 01 que previa o reajuste de 9,09%. Isto porque o parlamentar destacou que os servidores ficaram quatro com uma defasagem no salário e apesar de ano passado a RGA ter sido concedida, o percentual ficou abaixo da inflação de 2021, que ultrapassou os 10%.
Portanto, o petista propôs que o governo “começasse a fazer justiça” e fizesse a correção dos 3,16% que ficaram pendentes no ano passado. Porém, a emenda teve apoio apenas de quatro parlamentares e acabou sendo rejeitada. Isto porque já havia um acordo do Poder Executivo com os deputados para manter o percentual de 5,93%.
Apesar dos argumentos de Lúdio que constatou um aumento na arrecadação de 25% nos últimos três anos, devido inclusive a reforma tributária que mudou o cálculo de cobrança do ICMS, os deputados da base, que já são maioria na Casa, acabaram seguindo a orientação do líder do governo, deputado Dilmar Dal Bosco (União).
Fonte: leiagora