O deputado Leonardo Siqueira (Novo-SP) cobrou providências do governo estadual, nesta sexta-feira, 10, sobre a agressão a um judeu na USP.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram um homem sendo expulso de um acampamento pró-Palestina na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.
Conforme o site Pletz, trata-se de um estudante judeu hostilizado. Em nota, a FFLCH informou que o “respeito a livre manifestação é uma característica” da USP e que, dessa forma, a diretoria “vê com normalidade o exercício do direito de livre manifestação de seus professores, estudantes e funcionários”.
À Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Siqueira enviou um requerimento, no qual interpelou quais as ações foram tomadas pela USP, além das providências administrativas e criminais.
De acordo com o parlamentar, a ação dos ativistas pró-Palestina precisa ser investigada e exemplarmente punida.
“O antissemitismo, infelizmente, persiste como uma sombra sinistra na sociedade contemporânea”, disse Siqueira. “É crucial enfrentar o antissemitismo em todas as suas formas, tanto através da legislação que criminaliza o discurso de ódio e a incitação à violência como através da educação.”
Fonte: revistaoeste