Sophia @princesinhamt
Política

Deputado cria programa e recebe benefício de R$ 1 milhão: entenda a polêmica

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), idealizador do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), utilizou benefícios fiscais concedidos pela iniciativa, relata o portal Metrópoles.

Em 2024, duas empresas ligadas ao parlamentar foram isentas de cerca de R$ 940 mil em impostos graças às condições estabelecidas pela lei de sua autoria. O portal conta que a lei foi elaborada com o argumento de que iria recuperar as perdas causadas pela pandemia da covid-19 no ramo de eventos.

Uma das empresas beneficiadas foi a produtora de eventos Festa Cheia. A empresa do parlamentar registrou nos últimos anos faturamentos milionários e lucros acima de 70%, em um desempenho que contrasta com a ideia de crise no setor, de acordo com o portal.

A outra, o restaurante Ruffo, foi criada meses depois do fim da emergência sanitária da covid-19, o que enfraqueceria o argumento de que houve perdas provocadas pela pandemia.

Carreras defendeu a legalidade da inclusão de suas empresas no programa e afirmou que sua atuação busca beneficiar todo o setor de eventos, sem privilégios específicos.

Autor da lei publicada em maio de 2021, o deputado atuou para garantir a continuidade do Perse em 2024, enfrentando a oposição do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro da Fazenda havia suspendido o programa no fim de 2023. A explicação dada por ele foi que havia necessidade de ajustes fiscais. Carreras, entretanto, foi o líder do movimento no que resultou na renovação do benefício. Contou, para isso, com o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.