O documento foi destinado ao governador Mauro Mendes (União) e ao secretário de Segurança Pública, coronel Cesar Augusto Roveri. “O governo do estado fez uma entrega recentemente a Polícia Militar, mas entendemos que há necessidade de mais equipamentos, a exemplo da arma de choque. Já tive a oportunidade de usar esse tipo de armamento em algumas ocasiões e tivemos êxito em impedir, por exemplo, o suicídio. Então, a gente entende que esses equipamentos irão contribuir muito em algumas ações”, explicou.
A solicitação tem como base o episódio registrado no município de Vera, o qual culminou na morte do jovem Diego Kaliniski. O rapaz foi morto após resistir a prisão e agredir a um dos agentes com o cacete do próprio militar. A ocorrência era de som alto.
Outro caso que também serviu como base para a produção do requerimento foi registrado em um bairro periférico da Capital no último final de semana, onde policiais militares mataram um jovem em surto psicótico com vários tiros.
Para Elizeu, essas mortes poderiam ter sido evitadas se fossem utilizados equipamentos não letais. “Com certeza poderemos ter finais diferentes”, completou.
Fonte: leiagora