Sophia @princesinhamt
Política

Deputada critica ministro por ações contra bolsonaristas enquanto senadora descarta impeachment: Entenda a polêmica!

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conteúdo/ODOC – A deputada federal Gisela Simona (União-MT) declarou ser favorável à abertura de um processo contra um possível pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) descartou a possibilidade de que o Senado avance com a questão.

O debate ganhou força na última semana, após o jornal Folha de S.Paulo divulgar que o gabinete de Moraes teria solicitado, “de forma não oficial”, a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões contra bolsonaristas no STF, no âmbito do inquérito das fake news durante e após as eleições de 2022.

Com a revelação, congressistas começaram a se mobilizar, e um pedido de impeachment contra o ministro deve ser apresentado ao Senado no dia 9 de setembro. Gisela Simona, que ainda não foi oficialmente convidada a assinar o pedido, afirmou apoiar a iniciativa, destacando a gravidade das denúncias.

“Eu apoio principalmente diante das denúncias que nós temos que são muito graves. É claro que precisa ter o aprofundamento [das investigações] para certificar de tudo que foi propagado pela imprensa. Mas sendo real, é preciso, sim, ter uma responsabilização”, disse a deputada.

Gisela afirmou que as acusações contra Moraes podem configurar “crime de responsabilidade” e reforçou a necessidade de uma investigação aprofundada para que seja tomada uma decisão justa. “O que eu defendo é que tem que ter uma apuração, porque as denúncias são muito graves e faz com que a gente perca um pouco a crença nas instituições”.

Em contraste, a senadora Margareth Buzetti, minimizou a possibilidade de que o Senado Federal venha a julgar o pedido de impeachment. Em entrevista nesta segunda-feira (19), Buzetti classificou o processo como “algo sério” e expressou sua confiança em Alexandre de Moraes, descrevendo-o como “peitudo” e capacitado para as funções que exerce.

“Impeachment é uma coisa muito séria, um ministro do STF. Mas, o Alexandre é uma pessoa muito inteligente, só foi possível fazer algumas coisas porque ele é ‘peitudo’. Não acredito que haja impeachment dele. Não acredito que o presidente do Senado acate um pedido de impeachment dele”, disse a senadora.

Apesar da declaração, Buzetti reconheceu que Moraes poderia adotar uma postura mais moderada em suas decisões para evitar desgastes. “Eu acho que ele passa do limite em vários momentos. Ele poderia ser de uma maneira diferente. Você pode falar a mesma coisa com outras palavras e ser uma pessoa mais querida, mais acessível, mais polida. Eu acho que o Alexandre perdeu a mão em muitos momentos”, acrescentou.

A legislação brasileira estabelece que cabe ao Senado Federal julgar um pedido de impeachment de um ministro do STF. No entanto, antes disso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve decidir se aceita ou não o encaminhamento do processo. Caso chegue ao Senado, não há prazo definido para que Pacheco tome essa decisão.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.