Com a presença de pecuaristas, produtores rurais e lideranças do setor, a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) participou, nesta quinta-feira (16), da Acricorte 2024, maior evento técnico da pecuária brasileira, promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Durante a abertura, a deputada destacou o trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional na defesa do agro brasileiro. “Nossa ação como políticos ajuda o país, não apenas na segurança pública, mas em todas as áreas que envolvem a sociedade”, afirmou a deputada, enfatizando o empenho do presidente da FPA, deputado Pedro Lupion (PP-PR), em proteger o setor agropecuário em diversas frentes.
Nesse sentido, Coronel Fernanda destacou a importância de aprovar na próxima semana, no Plenário da Câmara dos Deputados, o projeto de Lei 709/23, de autoria do deputado Marcos Pollon (PL-MS), que faz parte do pacote anti-invasão e visa, entre outras medidas, impedir que invasores de propriedades privadas recebam benefícios de programas sociais como o Bolsa Família ou ocupem cargos públicos. “Estamos atentos para a aprovação desse projeto, que busca trazer segurança jurídica à propriedade privada”, disse.
União e vigilância
A deputada Coronel Fernanda também ressaltou a necessidade de união entre os deputados da bancada para enfrentar os desafios no Congresso Nacional. “Precisamos estar juntos, gostem ou não. Quando estamos juntos, ninguém nos derruba”, afirmou.
A parlamentar enfatizou ainda a Moratória da Soja e da Carne em Mato Grosso, que, segundo ela, prejudica a comercialização dos produtos da cadeia produtiva. “Essa medida não apenas prejudica nossa economia, mas também desrespeita o direito legítimo daqueles que trabalham arduamente para garantir o abastecimento de alimentos em nosso país e no mundo”, declarou.
Ainda no evento, a deputada ressaltou que a bancada do agro no Congresso Nacional está vigilante em relação a projetos do setor, mencionando especificamente o Projeto de Lei 2658/2022, que propõe proibir a marcação a ferro candente em animais de produção. “Entendemos a importância do bem-estar animal, mas é fundamental garantir que as práticas adotadas respeitem a realidade e as necessidades dos nossos produtores”, explicou.
Apoio à infraestrutura
A deputada Coronel Fernanda também pediu apoio do setor e dos parlamentares presentes para aprovar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara o PL 2168/2021, de sua relatoria, que considera de utilidade pública as obras de infraestrutura de irrigação e dessedentação animal. “A proposta visa viabilizar a irrigação no país, muitas vezes inviabilizada pela burocracia”, disse.
Segurança alimentar e reconhecimento das mulheres
Em sua fala, a deputada exaltou ainda o papel da cadeia produtiva da carne de Mato Grosso na economia nacional. “Não é o arroz do MST que acaba com a fome no Brasil. É o arroz do produtor. Não é a carne do MST que faz a diferença, mas sim a da cadeia produtiva da carne, que trabalha arduamente e arrisca tudo para garantir a segurança alimentar do nosso país”, afirmou.
A parlamentar mato-grossense também reforçou o papel das mulheres no campo, reconhecendo sua contribuição para o desenvolvimento do setor. “As mulheres que estão no campo fazem a diferença e são valorizadas pelo trabalho que realizam há muito tempo”, disse.
“Eu sei como é difícil, um estado que era visto como apenas um lugar onde animais silvestres vagavam livremente, hoje é um dos maiores produtores agrícolas do mundo”, finalizou.
A Acricorte 2024 acontece até esta sexta-feira (17) e espera um público superior ao do ano passado, com mais de três mil participantes. Com mais de 60 estandes na feira de negócios, o evento também oferece palestras de especialistas renomados da agropecuária nacional.
Fonte: odocumento