A CPI das ONGs agendou para a terça-feira 7 a oitiva do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça.
De autoria do relator do colegiado, senador (União Brasil-AC), o requerimento solicita o depoimento em forma de convite, portanto, Mendonça não é obrigado a comparecer. Contudo, CPIs podem convocar depoentes.
Até o momento, conforme apurou Oeste, o presidente do Ibama confirmou presença no depoimento.
Conforme o documento do relator, o presidente do Ibama deve falar sobre a atuação das organizações não governamentais e da sociedade civil de interesse público (Oscips) na Amazônia.
“Boa parte das ONGs e Oscips que atuam na região amazônica tem por objeto questões relacionadas ao meio ambiente”, argumentou Bittar. “Desse modo, nos parece pertinente escutar o presidente do Ibama, órgão responsável por boa parte das ações de fiscalização e licenciamento ambiental na Amazônia.”
Leia também: “A CPI que abriu a ‘caixa-preta’ das ONGs da Amazônia”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 188 da Revista Oeste.
Fonte: revistaoeste