Sophia @princesinhamt
Política

CPI da Telefonia define relatoria e prepara convocação de representantes de concessões

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia definiram que a relatoria dos trabalhos será dividida em duas. A principal, sob comando do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), o qual fará o relatório final. Ele focará os trabalhos nos problemas do interior do estado. Já a sub-relatoria, com foco na Baixada Cuiabana, ficará sob o comando do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB).

A decisão foi tomada na reunião de instalação da CPI, realizada na manhã desta quinta- (9), na Assembleia Legislativa, com a participação dos cinco deputados titulares: o presidente, Diego Guimarães (Republicanos), o vice-presidente Juca do Guaraná, o relator dr. Eugênio, Carlos Avallone (PSDB), e Faissal Calil ().

Na ocasião, também foi decidido que a próxima reunião será realizada na próxima quinta-feira (16), à 10h, quando serão votados os requerimentos, entre eles os de convocação dos responsáveis pela concessão dos serviços de telefonia em Mato Grosso. Depois disso, as reuniões serão mensais, o que, fora a reunião de instalação, somará 6 encontros nos 180 dias de trabalho da comissão.

“O serviço de telefonia deixou de ser uma questão de conforto e passou a ser necessidade diária e as operadoras não estão cumprindo com o que é estabelecido em contrato. As coisas acontecem via internet e Mato Grosso com dimensão continental, não tem cobertura de telefonia e internet que é imprescindível”, disse Diego.

Dividir para conquistar

A divisão da relatoria foi uma sugestão do deputado Carlos Avallone para pacificar a questão de tanto Juca do Guaraná, quanto Eugênio, terem apresentado interesse na relatoria da CPI. 

Com isso, Juca poderá atuar na tentativa de solucionar os problemas da sua base eleitoral – os apagões de internet em Cuiabá e Várzea Grande, além dos problemas de falta de sinal em Nobres, Chapada dos Guimarães e no Pantanal, um empecilho para o econômico das regiões.

Enquanto isso, Eugênio deve focar os trabalhos na Região Araguaia, na qual tem base eleitoral e é uma das que mais sofre com problemas de telefonia e internet, além de Oeste e Noroeste, todas com serviços aquém às Regiões Norte e Sul, apesar dessas também apresentarem problemas relevantes.

“Vamos subdividi-la para que possamos dar responsabilidade também ao deputado Juca do Guaraná para que ele possa relatar Cuiabá e a Baixada Cuiabana e ficaremos com o restante do Estado. Esperamos que a CPI traga respostas que ainda não foram dadas pelas concessionárias”, disse Eugênio.

Primeiro os grandes

O relator da CPI da Telefonia, deputado dr. Eugênio, adiantou que deverá solicitar oitivas com todos os responsáveis das concessionárias desses serviços em Mato Grosso. Eles deverão estar entre os primeiros a serem convocados. “Os responsáveis pelas concessionários, de todas elas, serão convocados e serão com certeza os primeiros a virem nesta Casa”, afirmou Eugênio.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.