Sophia @princesinhamt
Política

CPI da Telefonia define relatoria e prepara convocação de representantes de concessões

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia definiram que a relatoria dos trabalhos será dividida em duas. A principal, sob comando do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), o qual fará o relatório final. Ele focará os trabalhos nos problemas do interior do estado. Já a sub-relatoria, com foco na Baixada Cuiabana, ficará sob o comando do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB).

A decisão foi tomada na reunião de instalação da CPI, realizada na manhã desta quinta-feira (9), na Assembleia Legislativa, com a participação dos cinco deputados titulares: o presidente, Diego Guimarães (Republicanos), o vice-presidente Juca do Guaraná, o relator dr. Eugênio, Carlos Avallone (PSDB), e Faissal Calil (Cidadania).

Na ocasião, também foi decidido que a próxima reunião será realizada na próxima quinta-feira (16), às 10h, quando serão votados os requerimentos, entre eles os de convocação dos responsáveis pela concessão dos serviços de telefonia em Mato Grosso. Depois disso, as reuniões serão mensais, o que, fora a reunião de instalação, somará 6 encontros nos 180 dias de trabalho da comissão.

“O serviço de telefonia deixou de ser uma questão de conforto e passou a ser necessidade diária e as operadoras não estão cumprindo com o que é estabelecido em contrato. As coisas acontecem via internet e Mato Grosso com dimensão continental, não tem cobertura de telefonia e internet que é imprescindível”, disse Diego.

Dividir para conquistar

A divisão da relatoria foi uma sugestão do deputado Carlos Avallone para pacificar a questão de tanto Juca do Guaraná, quanto Eugênio, terem apresentado interesse na relatoria da CPI. 

Com isso, Juca poderá atuar na tentativa de solucionar os problemas da sua base eleitoral – os apagões de internet em Cuiabá e Várzea Grande, além dos problemas de falta de sinal em Nobres, Chapada dos Guimarães e no Pantanal, um empecilho para o desenvolvimento econômico das regiões.

Enquanto isso, Eugênio deve focar os trabalhos na Região Araguaia, na qual tem base eleitoral e é uma das que mais sofre com problemas de telefonia e internet, além de Oeste e Noroeste, todas com serviços aquém às Regiões Norte e Sul, apesar dessas também apresentarem problemas relevantes.

“Vamos subdividi-la para que possamos dar responsabilidade também ao deputado Juca do Guaraná para que ele possa relatar Cuiabá e a Baixada Cuiabana e ficaremos com o restante do Estado. Esperamos que a CPI traga respostas que ainda não foram dadas pelas concessionárias”, disse Eugênio.

Primeiro os grandes

O relator da CPI da Telefonia, deputado dr. Eugênio, adiantou que deverá solicitar oitivas com todos os responsáveis das concessionárias desses serviços em Mato Grosso. Eles deverão estar entre os primeiros a serem convocados. “Os responsáveis pelas concessionários, de todas elas, serão convocados e serão com certeza os primeiros a virem nesta Casa”, afirmou Eugênio.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.