Sophia @princesinhamt
Política

Confira as dicas do IEL MT para organizar informações no currículo

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Quem já pensou em mudar de emprego ou ir em busca a primeira oportunidade no mercado de trabalho, com certeza, já se deparou com a dúvida de como elaborar ou melhorar o currículo. É possível dizer que uma boa do candidato com pretensões em relação a uma vaga pode ser determinante na contratação do profissional. 

Para ajudar essas pessoas, a analista de Desenvolvimento de Carreiras do Instituto Evaldo Lodi (IEL MT) Ana Paula Marques explica que é o passo é as vagas de interesse, a carreira que deseja seguir e quais são as empresas que quer submeter a um currículo. 

“Existem várias plataformas para recrutamento de seleção, locais que recebem o currículo de forma física e digital, entre outros. Mas não adianta produzir um material extenso se nada do que estiver ali interessa a empresa que está contratando”.  

ela muitas pessoas até têm uma boa qualificação, mas são eliminadas porque não souberam fazer uma boa apresentação do currículo. “Se você tem ampla experiência, não precisa detalhar cada uma delas. Coloque o que for interessante para a vaga na qual vai se submeter. Quanto mais objetivo e focado na área que o candidato almeja, mais chances existem de conseguir uma entrevista”, aponta.

A dica importante é incluir um meio de comunicação onde consiga ser visto e contatado pela empresa. As informações essenciais para se ter no currículo são: nome completo, endereço, e-mail e telefone de contato.  

“Reforçe o que você tem de conhecimento, como cursos técnicos, trabalho voluntário, até mesmo extracurriculares que fez na escola ou na faculdade contam, e muito, para quem não tem experiência profissional”, acrescentou a analista do IEL MT.

Segue algumas dicas valiosas de como turbinar o currículo

– Hoje em dia tem muitas formas de se fazer um currículo. Existem várias plataformas para recrutamento de seleção, locais que recebem o currículo de forma física e digital, entre outros. Comece pesquisando as vagas de seu interesse, a carreira que você quer seguir, quais são as empresas que você quer submeter seu currículo e onde elas estão. 

– A dica de ouro é: inclua um meio de comunicação onde você consiga ser contatado pela empresa. Muitas delas fazem isso até por WhatsApp! 

– Se você tem ampla experiência, não precisa detalhar cada uma delas. Coloque o que for interessante para a vaga na qual vai se submeter. 

– Reforçe o que você tem de conhecimento, como cursos técnicos, trabalho voluntário, até mesmo projetos extracurriculares que fez na escola ou na faculdade contam, e muito, para quem não tem experiência profissional.

– As informações essenciais para se ter no currículo são: nome completo, cidade onde mora, e-mail, telefone de contato e endereço do seu perfil em redes profissionais, como o LinkedIn (se tiver). Evite incluir perfil de redes sociais pessoais.


 
IEL

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.