A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) repudiou neste domingo, 18, as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista, o petista afirmou que está acontecendo um “genocídio” na Faixa de Gaza e fez referência às ações do nazista Adolf Hitler contra os judeus.
+
Em nota, a afirmou que as declarações do petista são “infundadas” e que o governo brasileiro vem “adotando uma postura extrema e desequilibrada” em relação ao conflito entre Israel e o Hamas.
“A CONIB repudia as declarações infundadas do presidente Lula comparando o Holocausto à ação de defesa do Estado de Israel contra o grupo terrorista Hamas”, escreceu a confederação. “O governo brasileiro vem adotando uma postura extrema e desequilibrada em relação ao trágico conflito no Oriente Médio, abandonando a tradição de equilíbrio e busca de diálogo da política externa brasileira.”
O presidente Lula comparou neste domingo os ataques de Israel em Gaza com o Holocausto, o extermínio de judeus pelo governo nazista de Adolf Hitler na Alemanha.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou o petista.
As declarações foram feitas a jornalistas em Adis Abeba, capital da Etiópia. No sábado 17, Lula participou da 37ª Cúpula da União Africana e afirmou que o momento é “propício” para resgatar tradições humanistas, e que isso implica condenar as agressões dos dois lados no conflito entre Israel e Hamas. O presidente retorna hoje ao Brasil.
Fonte: revistaoeste