Com isso, a administração dos 860 quilômetros da BR-163 passam formalmente ao Estado de Mato Grosso, de Cuiabá a Sinop, inclusive os que estavam sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).
O TAC do documento também prevê o prazo de 8 anos para a duplicação total da BR-163, bem como a construção das travessias urbanas nas cidades cortadas pela rodovia. Ao total, são 450 quilômetros que ainda precisam ser duplicados.
“Um fato inédito do país. Um ente subnacional, um estado, sendo concessionário de um ativo federal. […] Vamos aportar de imediato R$ 1,2 bilhão de reais para iniciar imediatamente as obras de requalificação da pista existente e nas próximas semanas de duplicação da pista. Os prazos foram estabelecidos pelo TAC, mas temos a meta de antecipar e terminar todas as obras em 5 anos”, disse Mauro Mendes.
A solução criada pelo governo de Mato Grosso para assumir a concessão da BR-163 foi elogiada pelo presidente Lula, o qual convidou Mauro Mendes para a realização do evento em Brasília devida à importância histórica.
“Espero que em outros estados possa acontecer a mesma coisa, porque para recuperar esse país teremos que envolver prefeituras, estados e governo federal. Quando estiver concluída as obras dessa estrada, vou lá contar uma história”, declarou Lula.
Fonte: leiagora