Sophia @princesinhamt
Política

Com aumento de casos, uso de máscara em escolas deve voltar a ser recomendado em MT

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O aumento de casos positivos de Covid-19 em Mato Grosso deverá fazer com que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) volte a recomendar o uso de máscaras em unidades de ensino do estado. Segundo a secretária Kelluby de Oliveira, o índice de vacinação continua baixo e um novo ofício será encaminhado para todos os municípios, com a intenção de melhorar esta questão.

“Houve um aumento significativo de positivados, índice de vacinação está baixo, população acho que não está se preocupando. Ainda temos um índice de internação baixo, mas isso pode alterar nos próximos dias”, explica a secretária.

Ainda conforme Kelluby, com o aumento de casos, a Pasta recebeu um documento do Ministério da Saúde e solicitou a permanência de alguns leitos, principalmente no interior do estado.

“Solicitamos reunião de urgência no Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT), na próxima quinta-feira, possivelmente virá recomendação de volta de uso de máscaras, principalmente nas escolas, manutenção de UTIs, entre outras medidas. Ainda não foi recomendado pela secretaria (máscara em escolas), pois estamos aguardando a reunião “, revelou a secretária.

Kelluby ainda pontuou que a obrigação do estado se aplica na questão de aquisição e distribuição das vacinas. “Nossa obrigação está sendo cumprida. Antes do aumento, fizemos notificação individual para todos municípios, mas infelizmente não teve muito êxito. Queremos fazer isso novamente, para que a gente tenha este apoio”.

Mato Grosso é citado entre os estados onde houve aumento no número de casos de Covid-19. A informação foi publicada pelo jornal O Globo no dia 14 deste mês.

Além de Mato Grosso, também houve aumento de casos no Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Apesar dos aumentos, no entanto, a pressão sobre os leitos de UTI ainda está bem abaixo das fases mais críticas da pandemia. Em Mato Grosso, segundo portal do Governo do Estado, há dois municípios com ‘nível moderado’ de classificação de risco: Barra do Bugres e Santa Rita do Trivelato.

 

 

Fonte: esportesenoticias

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.