O governador Mauro Mendes destacou a importância do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) no combate à sonegação fiscal e aos crimes contra a administração pública em mato grosso, durante inauguração das novas instalações, em Cuiabá, nesta segunda-feira (11).
Segundo Mauro Mendes, a parceria entre o Governo do Estado e o Ministério público tem sido fundamental para o avanço do estado. “O Cira é uma importante instituição que tem dado bons resultados para Mato Grosso, atuando na recuperação de ativos e devedores que deixaram de cumprir suas obrigações ficais. É uma ferramenta que ajuda a resgatar o que é correto na gestão e agora tem uma estrutura adequada para atender a todos”, afirmou.
Na cerimônia, o governador pontuou o trabalho que o Cira realizou e que ajudou no processo de reestruturação fiscal do estado, que foi feito de forma eficiente e responsável pela atual gestão.
“O Governo de Mato Grosso trabalha com foco na eficiência e na responsabilidade fiscal. Através do Cira, recuperamos mais de R$ 1,3 bilhão para os cofres públicos nos últimos quatro anos. Estamos resgatando serviços e garantindo a boa prestação deles, sempre com o objetivo de evitar o desperdício do dinheiro público”, disse o governador.
O Cira foi criado em 2015 por representantes do Governo do Estado (casa civil, Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Fazenda, Controladoria-Geral do Estado e procuradoria-Geral do Estado) e do Ministério Público.
O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, presente na solenidade, potencializou a atuação estratégica da Sefaz no fortalecimento da gestão fiscal e no combate a ações que lesam o patrimônio público. “Estamos trabalhando para fortalecer a gestão fiscal, com ações eficazes e transparentes, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e responsável, beneficiando toda a população. O Cira é uma importante extensão da nossa gestão, que fiscaliza, cobra e age dentro da lei para que o estado não seja lesado”, explicou.
A solenidade de inauguração contou com a presença da secretária-geral do Cira, promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiergert; do procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz junior; do procurador-geral adjunto do Estado, Luís Otávio trovo Marques de Souza; e outras autoridades.
Fonte: odocumento