Sophia @princesinhamt
Política

Chico cobra resposta formal da AL sobre rejeição da comissão mista

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), cobrou uma resposta oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) quanto à criação de uma comissão mista, que reuniria vereadores e deputados, para apurar as divergências referentes à saúde de Cuiabá e também os repasses do Estado para o município. 

A proposta foi rejeitada pela Comissão de Saúde do Parlamento estadual em reunião realizada em 28 de fevereiro, contudo, segundo Chico, a Câmara não foi formalmente comunicada dessa decisão. 

“Não houve uma resposta oficial da Assembleia e essa oficialização da resposta que nós estamos cobrando. Na verdade, foi em uma audiência entre o presidente e alguns deputados, mas me parece que se posicionaram contra em reunião interna. Posicionem do jeito que quiserem, no entanto, responda a Câmara, de forma oficial, da mesma forma como a Câmara requereu essa possibilidade de forma oficial”, explicou em entrevista ao Leiagora, na manhã desta quinta-feira (23).

O vereador lembra que há anos que existe esse “estica e puxa”. De um lado, prefeitos de Cuiabá, mandato após mandato, alegam que o governo não repassa o que deveria. Do outro, chefes do Executivo estadual asseguram que o governo que repassa além do que deveria. 

“Isso vem [desde] prefeito Wilson Santos – governador Blairo Maggi, prefeito Chico Galindo – governador Silval, prefeito Mauro Mendes – governador Silval e depois Pedro Taques, prefeito Emanuel Pinheiro e agora governador Mauro Mendes. Isso precisa ser esclarecido, alguém está mentindo ou omitindo. Então qual foi a proposta da Câmara: de unirmos as duas comissões. Em razão de que os vereadores têm acesso aos dados da secretaria municipal, mas não têm acesso às informações do Estado. Acesso esse que é dado à Assembleia. Então se nós unirmos as duas comissões, a Assembleia levanta o Estado, nós levantamos o município, e botamos os números na mesa para que a gente conheça a verdade”.

Chico defende que aos vereadores é reservado o direito a esse acompanhamento, motivo pelo qual requereu ao presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União) que esse acompanhamento fosse feito em conjunto. “Mas até agora não objetivemos resposta e em razão disso hoje estamos reiterando o pedido para que nos seja respondido”.

Alternativa

A criação da comissão mista foi negada sob o argumento de que isso tumultuaria ainda mais a intervenção e, na ocasião, entenderam que era melhor aguardar a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) referente ao pedido de intervenção para então tomar qualquer providência. A autorização do Judiciário saiu no dia 9 deste mês, pouco mais de uma semana após a rejeição da comissão mista.

A sugestão dada pelo presidente da Comissão de Saúde, Lúdio Cabral (PT), foi inserir no calendário de atividades da comissão estadual um momento de diálogo com os membros da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá e de Várzea Grande e dos demais municípios.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.