Sophia @princesinhamt
Política

Chico 2000 diz que já tem 17 votos para ser eleito presidente da Câmara no próximo dia 25

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Câmara de Cuiabá realiza no próximo dia 25 de agosto a Sessão Especial, a partir das 14h, para a eleição da Mesa Diretora, que vai comandar o Legislativo no biênio 2023-24. Vereador de cinco mandatos, Chico 2000 (PL) se encaminha para ser o próximo presidente da Câmara e espera que haja um consenso para que a disputa ocorra com chapa única.

“Colocamos o nome, estamos trabalhando já há alguns meses e hoje conseguimos, com a ajuda e benção divina, 17 votos e queremos continuar acreditando que seremos chapa única numa eleição de consenso”, disse Chico 2000, que representa a base governista.

Outros grupos se apresentaram para disputar a eleição, como o movimento independente articulado pelo vereador Demilson Nogueira (PP). Pela oposição, a vereadora Michelly Alencar (União), também surgiu como alternativa para disputar a presidência, mas já anunciou que retirou a candidatura por não ter o apoio necessário.

O líder do governo na Câmara, Adevair Cabral (PTB), chegou a ser cotado para disputar a eleição, mas seu nome sofreu restrição por parte de vereadores por ocupar o cargo representando o Executivo e decidiu continuar como o líder do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara e isso fortaleceu o nome de Chico 2000, que passou a buscar o apoio dos demais vereadores.

Ao falar sobre a articulação de um bloco independente para disputar a Mesa Diretora, Chico 2000 disse que prefere não classificar o movimento como um grupo de oposição.

“Olha, eu transito muito bem com todos os 24 vereadores e discordo quando se fala em oposição numa eleição interna da Câmara. A oposição, ela existe, mas na prática de fiscalização junto aos atos do Executivo. Numa eleição interna, não vejo pedir voto aos 24 vereadores, acho que teremos sucesso e conseguiremos chapa única”, afirmou.

Eleita a nova Mesa Diretora, a posse dos novos dirigentes será no dia 1º de fevereiro do próximo ano. Ao falar sobre o que pretende fazer, caso tenha o nome confirmado na eleição, Chico 2000 disse que seu objetivo é trabalhar junto com os demais 24 vereadores por uma Câmara unificada, independente, valorizando o servidor, tanto o efetivo, quando o contratado.

“Vamos, sim, organizar cursos de qualificação a servidores tanto a efetivos quanto a contratados. Nós queremos uma Casa moderna, que receba bem as pessoas e, para isso, nós precisamos ter nossos servidores bem-preparados”, adiantou.

Outra questão que será tratada se refere a acessibilidade à sede do Legislativo, que já melhorou, mas que ainda precisa ser aprimorada.

“Precisamos inicialmente cuidar muito da acessibilidade à Casa. A acessibilidade não é o ideal, melhorou, mas não é o ideal ainda. Precisa ser trabalhado uma situação de urgência. Agora, vamos fazer um estudo muito bem elaborado pra compreendermos o tamanho da Casa, a utilização de todo aquele espaço, porque o custo, se você tem uma área subutilizada, o seu custo não é proporcional, o seu custo é total. Então, nós vamos estar analisando muito bem a questão orçamentária”, explicou.

A Mesa Diretora, além do presidente, é composta pelo 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Para a chapa de Chico 2000, com exceção do cargo de 1º secretário, cujo nome apontado é o de Adevair Cabral, os demais serão definidos até o fim desta semana, de acordo com o candidato.

Com cinco mandatos como vereador, Chico 2000 preside duas comissões importantes na Casa: a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e a de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO).

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.