O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) disse que fará um convite para que o governador Mauro Mendes (União) compareça à Assembleia Legislativa para dar explicações sobre a proposta de confiscar terras para quem cometer desmatamento ilegal.
A proposta foi feita durante a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito, e deve ser formalizada no Senado Federal via minuta de projeto de lei nas próximas semanas.
“Já protocolamos na Casa de Leis uma petição para fazermos uma audiência pública para tratarmos esse assunto. E vamos convidar o governador para dar explicações sobre esse assunto. Esperamos que ele venha”, disse Cattani em entrevista ao Programa Resumo do Dia.
Apesar de não concordar com a ideia do governador, Cattani contemporizou sobre a proposta de Mendes. O parlamentar disse que acredita que o governador tenha se expressado mal durante a propositura do texto.
“Às vezes, a gente fala alguma coisa que poderia ter falado de outra maneira. Eu sei que o governador é uma pessoa coerente, tenho certeza que ele não quer prejudicar nenhum produtor e tenho certeza que ele virá (à Assembleia Legislativa)”, concluiu o deputado.
Deputados criticam governador
Outros parlamentares também criticaram o governador. De acordo com Carlos Avallone (PSDB), Mendes representou bem o estado na COP-27, mas que a ideia de confisco causou alvoroço em todas as regiões de Mato Grosso.
O tucano disse que, como presidente da Comissão do Meio Ambiente, tem recebido as reclamações e sugeriu o convite para que Mauro esclareça a proposta.
“Na realidade, primeiro nós temos problema de pessoal na Sema para que possamos ter agilidade. Segundo tem a execução do desmatamento, quando autorizado, quando legal, e que pode haver um erro e isso vai causar um confisco. Então a ideia pode até ser boa, mas a execução dela é problemática, então sugiro à Mesa Diretora que convide o governador para fazer uma explicação sobre tudo, a participação de Mato Grosso lá e dentro dessa explicação ele fale sobre a ideia do confisco”, disse Avallone.
Fonte: esportesenoticias