O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) pediu a suspensão, nesta quarta-feira (17), da tramitação do seu projeto de lei (16/2022) que autoriza a caça esportiva em Mato Grosso. A proposta de liberação gerou revolta e manifestações contrárias em todo o país, especialmente entre ativistas da defesa animal.
Na terça-feira (16), Cattani já havia pedido retirada do projeto na Comissão de Meio Ambiente. A ideia dele era pedir uma audiência pública para debater o tema já na próxima terça-feira (23). Porém, foi convencido de que o texto não seria aprovado de jeito algum.
“Vou retirar temporariamente o projeto, daí nós vamos discutir o projeto, com audiências públicas, mas com certeza depois da eleição. Nesse momento não há como, temos que discutir com seriedade e não com cunho eleitoral”, disse.
Cattani defendeu o projeto e pontuou que há espécies que estão virando “praga” em Mato Grosso, como o porco do mato. Outro animal citado por ele foi o javali, único que atualmente pode ser alvo de caça por determinação legal.
O parlamentar ainda garante que a Assembleia tem competência para legislar sobre o tema, apesar de a Constituição Federal apontar que a questão só deve ser discutida em âmbito federal. Justifica que a proposta não diz qual animal deve ser caçado, como e quais as regras. Segundo Cattani, o Poder Executivo é quem terá autonomia para definir tais questões.