Sophia @princesinhamt
Política

Candidatura de irmão de deputado é negada por tentativa de homicídio de suplente: entenda o caso

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Conteúdo/ODOC – A Justiça Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de Nicássio Barbosa (MDB), empresário e irmão do estadual Juca do Guaraná (MDB), que buscava uma vaga na Câmara Municipal de Cuiabá.

Nicássio, que utiliza o “Nicássio do Juca” nas urnas, foi pela tentativa de assassinato do então suplente de vereador Sivaldo Dias Campos (PT), em outubro de 2000, em Cuiabá, recebendo uma pena de 9 anos e 8 meses de prisão.

A decisão foi proferida pela juíza Susana Guimarães Ribeiro, da 39ª Zona Eleitoral da Capital, com base no fato de Nicássio ser considerado ficha-suja, em decorrência de uma por tentativa de .

“No presente caso, conforme se verifica pelos documentos anexados, o candidato foi condenado criminalmente, com trânsito em julgado, pela prática dos crimes previstos no artigo 121, §2º, I, combinado com o artigo 29, caput, do Código Penal”, destacou a juíza em sua decisão.

A juíza ainda reconheceu que Nicássio já cumpriu sua pena, cuja punibilidade foi extinta em 12 de setembro de 2018. “No entanto, a inelegibilidade do candidato persiste por 8 anos após o cumprimento da pena”, destacou Suzana.

“Dessa forma, é evidente que, estando o candidato em situação de inelegibilidade e ainda dentro do prazo legal para a recuperação de sua elegibilidade, o registro de sua candidatura não pode ser concedido. Por isso, indefiro o pedido de registro de candidatura de Nicássio José Barbosa ao cargo de vereador em Cuiabá/MT, declarando-o inelegível para as eleições de 2024”, concluiu a magistrada.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.