Mais uma cidade tem um candidato do no topo do ranking de rejeição. De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 2, 39,6% dos eleitores de Vitória afirmam que jamais votariam no petista João Coser para o cargo de prefeito.
Atualmente deputado estadual no Espírito Santo, Coser já foi o chefe do Poder Executivo da capital capixaba. O membro do PT ficou à frente da Prefeitura de Vitória de 2005 a 2012. Antes, havia cumprido dois mandatos como deputado federal.
Neste ano, contudo, o petista é líder isolado no quesito rejeição entre os candidatos à Prefeitura de Vitória. Nesse item, o segundo no levantamento do Paraná Pesquisas é Assumção (PL), que aparece com 30,8% — ou seja, fora da margem de erro, que é de 3,5 pontos porcentuais, para mais ou para menos.
A lista de rejeição na disputa pela Prefeitura de Vitória conta com os seguintes números:
- João Coser (PT) — 39,6%;
- Assumção (PL) — 30,8%;
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) — 16,5%;
- Camila Valadão (Psol) — 15,4%;
- Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) — 10,4%; e
- Du (Avante) — 6,8%.
O informa que 8,8% dos entrevistados não souberam responder ou não quiseram participar da entrevista. Além disso, 4,9% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos seis candidatos a prefeito, sem restrições. O instituto observa o fato de que cada entrevistado poderia rejeitar mais de um político — assim, a soma ultrapassa a barreira dos cem pontos porcentuais.
Enquanto o membro do PT lidera em rejeição, o atual prefeito e candidato à reeleição em Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), ocupa a primeira colocação em intenções de votos. Conforme o levantamento desta quarta-feira, ele soma 50,2% — condição que, se confirmada nas urnas, o fará ser reeleito já no primeiro turno, que ocorrerá no próximo domingo, 6.
Confira, abaixo, os números completos das intenções de voto:
- Lorenzo Pazolini (Republicanos) — 50,2%;
- João Coser (PT) — 17,3%;
- Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) — 8,8%;
- Assumção (PL) — 8%;
- Camila Valadão (Psol) — 6,3; e
- Du (Avante) — 0,5%.
O bloco de nenhum/branco/nulo é de 4,9%. A parte de não sabe/não respondeu é composta por 4,1% dos entrevistados.
Para mapear as intenções de voto e o grau de rejeição dos candidatos à Prefeitura de Vitória, o Paraná Pesquisas entrevistou 800 pessoas. As entrevistas ocorreram de 28 de setembro a 2 de outubro.
Com a já mencionada margem de erro de 3,5 pontos porcentuais, o instituto afirma que o nível de confiança do material é de 95%. O levantamento conta com registro no , com o protocolo ES07464/2024 como código de acompanhamento.
Fonte: revistaoeste