Levantamento do divulgado na manhã desta sexta-feira, 13, mostra o PSDB com potencial para seguir à frente da máquina pública de Santo André (SP). O candidato tucano na disputa pela prefeitura, Gilvan Júnior, aparece com 40,4% das intenções de voto.
Com esse porcentual, o político tucano está isolado na liderança. A segunda posição é dividida por Bete Siraque (PT) e Luiz Zacarias (PL), com 13,4% cada um deles.
Diante da margem de erro de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, a petista e o liberal estão em condição de empate técnico com Eduardo Leite (PSB). Conforme a pesquisa, o socialista contabiliza 12,1% das intenções de voto entre os eleitores andreenses.
Também há empate técnico na ponta de baixo da disputa pela Prefeitura de Santo André. Coronel Sardano (Novo) surge com 3,1%, enquanto Clenilza Panato (PCO) tem 0,7%.
De acordo com o Paraná Pesquisas, nenhum/branco/nulo somam 9,9%. Além disso, não souberam responder ou não quiseram participar foram 7%.
Para chegar aos números finais, o instituto entrevistou 710 eleitores, de 9 a 12 de setembro. Com nível de confiança em 95%, o levantamento conta com registro no — sendo SP-08684/2024 o protocolo de acompanhamento.
A candidatura de Gilvan Júnior representa a tentativa do PSDB em seguir à frente da Prefeitura de Santo André. O partido comanda o Paço Municipal desde janeiro de 2017, quando Paulo Serra assumiu o seu primeiro mandato; ele foi reeleito em 2021 e, agora, tenta fazer seu sucessor para que a cidade siga com um prefeito tucano por pelo menos mais quatro anos.
No governo Serra, Gilvan Júnior foi secretário de Saúde, Ações Governamentais, Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Com 33 anos, ele disputa a sua primeira eleição em 2024.
Com cerca de 750 mil habitante, Santo André integra a Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, pode ser considerada a “capital” do ABC Paulista, uma vez que a sede do fica na região central da cidade.
Fonte: revistaoeste