O candidato a deputado federal pelo União Brasil, Coronel Assis, defende que o investimento em tecnologia e equipamentos modernos são fundamentais para garantir mais efetividades às forças de segurança no combate ao crime e proteção da sociedade.
“O investimento em tecnologia e equipamentos de ponta – como armamento, veículos, tecnologia da informação – fazem toda a diferença para um resultado positivo na guerra contra a criminalidade”, defende Coronel Assis.
O militar cita como exemplo iniciativas implementadas durante sua gestão como comandante-geral da PMMT, entre janeiro de 2019 a março de 2022, na qual foi criado o Batalhão de Patrulhamento Tático (RAIO), que conta com motocicletas modernas, que permitem atender com agilidade aos chamados.
Assis também cita a padronização das armas utilizadas pela PMMT, que passou a ser utilizada a Glock, considerada uma das melhores do mundo, além de aquisição de munições e outros modelos de armas, como espingardas e fuzis, totalizando R$ 55 milhões de investimento.
“A tecnologia é forte aliada na atuação das forças de segurança. Para se ter ideia, hoje a polícia militar de Mato Groso, na patrulha no campo, por exemplo, faz uso de software que permite chegar ao local do chamado com rapidez, com orientação por GPS e comunicação eletrônica. Antes, precisa procurar o local com base em referências analógicas, tendo as porteiras das propriedades rurais como referência, o que resultava em desperdício de tempo, energia e efetividade na repressão ao crime”, relata Coronel Assis.
Com os investimentos feitos na PMMT desde 2019, houve aumento de 82% na apreensão de entorpecentes até 2021, totalizando 11 toneladas, redução de 9% no número de homicídios dolosos e menos 20% nos roubos.
“Provamos que resultados positivos podem ser alcançados com investimentos estratégicos e que isso pode e deve ser ampliado em Mato Grosso e no Brasil”, pontua.
(Com Assessoria)