Sophia @princesinhamt
Política

Campanha de Guilherme Boulos processa Daniel José na Justiça: entenda o caso

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A campanha de Guilherme Boulos (Psol) à entrou na Justiça Eleitoral contra Daniel José (Pode-SP), deputado federal suplente em exercício. A Coligação Amor por São Paulo moveu a ação, nesta quarta-feira, 14, e acusa o parlamentar de impulsionar “propaganda negativa irregular”. 

Daniel José publicou dois vídeos no Instagram em que associa o candidato do Psol ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O parlamentar aparece nas publicações com um boné dos grupos invasores.

“Boulos liderava o MTST”, disse Daniel. “E esse movimento tem como objetivo principal invadir propriedades, casas das pessoas, mesmo se elas estiverem pagando impostos ou não, isso não importa pra eles.”

A coligação de Guilherme Boulos — formada pelos partidos Psol, Rede, PCB, PT, PCdoB, PV, PDT e PMB — mostrou que o parlamentar impulsionou os vídeos nas redes sociais. A medida visa a pagar para que a plataforma envie a publicação para não seguidores de Daniel José.

A campanha do psolista afirmou que o impulsionamento de propaganda negativa contra um candidato é vedado pela lei eleitoral. A coligação acusa o deputado de violar o art. 57-C, §3º da Lei nº 9.504/97.

“O representado tratou de, novamente, associar o nome do candidato à prefeitura à ação de invadir propriedades, com claro objetivo de prejudicar a imagem do candidato”, escreveu a coligação em documento. “No entanto, o impulsionamento negativo é expressamente vedado pela legislação eleitoral e deve ser combatido.”

A coligação pediu à Justiça Eleitoral a “imediata suspensão” do impulsionamento das publicações. Além disso, a aliança solicitou ao juiz o reconhecimento da “irregularidade da conduta” de Daniel José e aplicação de multa. O parlamentar pode sofrer uma multa de R$ 5 mil a R$ 30 mil.

Daniel José tomou posse como deputado na condição de suplente da deputada Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, em 11 de junho. A , o parlamentar criticou a ação de Guilherme Boulos e disse que não vai parar com as publicações contra o candidato.

“Em vez de tentar melhorar a imagem que ele tem por causa de seu próprio passado, Boulos preferiu me processar”, disse Daniel José. “Algo até coerente com quem ele é: um comunista defensor de ditadores como Nicolás Maduro e que odeia a liberdade de expressão. Mas vou continuar fazendo de tudo para que ele nunca chegue à Prefeitura de São Paulo.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.