Sophia @princesinhamt
Política

Câmara afirma ao STF seguir rito correto para declarar perda do mandato de Neri

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Câmara dos Deputados apontou que o processo de perda do de Neri Geller (PP), cassado em agosto, está seguindo o rito correto, sem atraso, assegurando ampla defesa. O posicionamento foi dado pela Advocacia da Casa, ao Supremo Tribunal Federal (STF). Peça assinada nesta quarta-feira (5) pelo advogado Jules Michelet Pereira Queiroz e Silva responde mandado de segurança impetrado do Marco Marrafon (Cidadania), que busca assumir o cargo.

Segundo a defesa de Marrafon, há supostas omissões do presidente da Câmara dos Deputados. Isso porque o Plenário do TSE determinou, à unanimidade, a cassação do diploma do deputado federal Neri Geller, bem como a declaração de sua inelegibilidade pelo período de 8 anos seguintes ao pleito de 2018, impondo-se o cumprimento imediato do acórdão, independentemente de publicação.

Ainda segundo o documento, houve problemas na verificação de assinatura digital do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, num primeiro momento. Sanada tal pendência, os autos foram remetidos à Corregedoria da Câmara dos Deputados para as providências cabíveis.

“Nos casos de perda de mandato determinada pela Justiça Eleitoral, a declaração fica a cargo da Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no , assegurada ampla defesa”, traz documento.

Ainda segundo a Câmara dos Deputados, não há qualquer registro de recebimento de comunicação de renúncia de Vander Alberto Masson. Conforme já noticiado pelo Olhar Jurídico, após cassação e recontagem, Masson seria o novo deputado federal. Porém, escolheu seguir como prefeito de Tangará da . Assim, Marrafon deve assumir.

“Sendo essas as informações que esta Casa tem a prestar neste momento, nos colocamos à disposição de Vossa Excelência para novos esclarecimentos que se façam necessários, reiterando a inexistência de qualquer omissão por parte da Mesa Diretora ou desta Presidência, estando o feito interno a tramitar regularmente, sob a obediência do devido processo legal”, finalizou a Advocacia da Câmara dos Deputados.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.