Em novembro de 2023, Caio Benicio, um entregador brasileiro, tornou-se um herói na Irlanda ao interromper um ataque violento no centro de Dublin. Com seu capacete, ele neutralizou um homem que esfaqueava uma criança, o que evitou ferimentos mais graves. O incidente resultou em cinco pessoas feridas.
Por sua coragem, Benicio foi homenageado pelo então primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, com uma medalha. Seis meses depois do incidente, ele se candidatou a uma vaga no conselho da cidade de Dublin nas eleições de 7 de junho, um cargo similar ao de vereador no Brasil.
O ataque desencadeou uma grande revolta na cidade, especialmente após a revelação de que o agressor era um imigrante argelino naturalizado irlandês. A situação escalou para violência, com carros incendiados e lojas saqueadas. Benicio, também imigrante, enfrentou hostilidades, especialmente de adolescentes que atacavam entregadores.
“É difícil. Você tem que enfrentar o frio, o vento, a chuva”, relatou Benicio ao jornal britânico
Apesar das adversidades, a bravura de Benicio foi amplamente reconhecida e uma campanha de arrecadação de fundos juntou 300 mil libras (aproximadamente R$ 2 milhões), que foram doados ao brasileiro.
“Acho que os irlandeses estavam envergonhados com o que aconteceu naquela noite e foi assim que eles puderam mostrar ao mundo que aquele pequeno grupo de pessoas [que hostilizada imigrantes] não representava a Irlanda”, comentou.
Depois de uma breve estadia no Brasil, Benicio decidiu retornar a Dublin. Ele deixou a empresa de entregas Deliveroo e tornou-se consultor na Ondway Delivery. Durante esse período, conheceu uma brasileira que o apresentou ao fianna fáil, um partido centrista no poder.
Como candidato, Benicio promete focar a segurança pública e os direitos dos trabalhadores como ele. Líder do Fianna Fáil e ministro das Relações Exteriores, Micheál Martin comentou em uma publicação no Twitter/X a entrada do entregador na política.
“Estou encantado que Caio vai disputar as próximas eleições locais”, escreveu. “Caio quer desempenhar um papel maior em sua comunidade e acho que ele será um excelente representante público.”
Fonte: revistaoeste