Sophia @princesinhamt
Política

Botelho se conforma por não disputar presidência e diz que há consenso para ser 1º secretário

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O atual presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), se mostrou conformado com o fato de não poder disputar novamente o comando da Casa de Leis. Segundo ele, já havia uma expectativa que a resposta seria negativa. A expectativa é que ele fique como primeiro-secretário em uma chapa com Max Russi (PSB) como presidente.

“Tínhamos algumas orientações jurídicas. Não foi muita surpresa. Havia expectativa que poderia ter algum problema jurídico. Temos que respeitar o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o terceiro mandato não seria possível”, pontuou Botelho, mostrando-se ter aceitado o fato.

Questionado sobre a discussão de como será a composição da próxima Mesa Diretora, Botelho disse que ainda haverá novas reuniões. Porém, adiantou que “houve um apoio dos deputados para que eu fique na primeira secretaria”.

“Precisamos conversar. Toda eleição, temos que conversar. Precisamos aparar algumas arestas ainda”, acrescentou.

Botelho ainda pediu para que Max Russi, que deverá ser o próximo presidente caso o cenário não mude, continua deixando a Assembleia Legislativa independente do Palácio Paiaguás, coisa que, segundo ele, foi feita até aqui. “Terá que ser o presidente dos deputados”.

O deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (UB), informou para um grupo de 14 parlamentares que não poderá disputar à reeleição pela Mesa Diretora. A informação foi revelada em jantar, nesta terça-feira (22), no apartamento da deputada Janaina Riva (MDB), no edifício Forest Hill, em Cuiabá.

Botelho, que tinha a intenção de disputar pela terceira vez seguida o cargo de presidente, disse que ouviu advogados e juristas renomados, próximos ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Com o impedimento, a tendência é que a dobradinha para a próxima legislatura seja mantida, mas com os cargos trocados: o deputado Max Russi, que é o atual 1 º secretário, disputaria como presidente, e Botelho iria para a chapa como 1º secretário. A pretensão de Botelho foi concordada pelos demais parlamentares que estavam na reunião.

Janaína Riva, que chegou a ensaiar uma candidatura à presidência, confirmou que não quer disputar cargo na Mesa Diretora. Ela disse que na próxima disputa irá pleitear cargo na majoritária, ou seja, para governadora ou senadora.

Fonte: esportesenoticias

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.