– O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (União), fez duras críticas à postura do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), durante entrevista ao programa Tribuna, da Rádio Vila Real FM (98.3), nesta terça-feira (7). Apesar de reconhecer avanços econômicos na administração do novo gestor, Botelho afirmou que o prefeito “não tem humildade nenhuma” no tratamento com algumas pessoas.
Após assumir a prefeitura, Abílio decretou estado de calamidade financeira e acusou a gestão anterior, de Emanuel Pinheiro, de não deixar recursos suficientes em caixa para honrar os compromissos do município. Para Botelho, a medida foi acertada.
“Não é novidade pra ninguém. Na campanha, eu já dizia que teríamos uma dívida de curto prazo de R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão, e está se concretizando. Ao meu ver, Abílio fez certo em criar esse decreto de calamidade e em reduzir os cargos comissionados”, pontuou o deputado.
Apesar do reconhecimento, Botelho criticou algumas decisões de Abílio, como a retirada de placas de inaugurações feitas por Emanuel Pinheiro no fim do mandato e a declaração de que a Associação do Mercado do Porto não será mais responsável pela administração do local. O parlamentar considerou a atitude desrespeitosa.
“Abílio não tem humildade nenhuma. É arrogante, ataca todo mundo. Mexer com aqueles trabalhadores que ficaram debaixo de lona, insinuando que foram coniventes? Que coniventes? Essas atitudes não são de um prefeito decente. Se ele quer ser um bom prefeito, tem que parar de humilhar as pessoas”, criticou.
Questionado sobre a relação com o prefeito, Botelho disse que ainda não foi procurado e que não pretende ter laços próximos. “Comigo ele ainda não sentou. Eu não tinha relação com Emanuel Pinheiro, nunca tive, e não pretendo ter com Abílio. Minha relação com ambos sempre foi cortês, nada mais”, declarou.
Apesar das críticas, Botelho avaliou que Abílio tem capacidade para ser um bom gestor. “Ele começou bem, ganhou a Câmara e as principais comissões. Na economia, ele está corretíssimo. Dou uma nota positiva para o início da gestão dele. Acredito que pode ser um grande prefeito, mas precisa parar com essa mesquinhez de brigar com gente pequena, gente sofredora, como a Associação do Mercado do Porto”, concluiu.
Fonte: odocumento