O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União), disse que as eleições deste ano terminaram com um “resultado histórico” para a Casa de Leis. Dos 24 deputados estaduais, 22 tentaram a reeleição, 18 obtiveram êxito nas urnas. Para ele, isso mostra que os parlamentares estão desenvolvendo um bom trabalho para Mato Grosso.
“Mostra que estamos no caminho certo, foi altamente positivo, pois 81% dos deputados foram reeleitos. Acabou aquela imagem ruim que a Assembleia tinha e agora tem uma imagem muito boa. Essa é a avaliação popular. A Assembleia teve a sua liberdade, não foi submissa, os deputados debateram e alteraram projetos necessários para ajudar Mato Grosso”, disse Botelho.
Sobre o desempenho de seu partido, o União Brasil em Mato Grosso, Botelho destacou que o resultado ficou de acordo com esperado.
“O partido saiu fortalecido, reelegeu o governador Mauro Mendes com quase 70% dos votos; fez dois deputados federais; fez quatro deputados estaduais, faltaram 10 mil votos para fazermos o quinto deputado estadual, então batemos na trave”.
Ele avalia que o retorno de 18 deputados significa que a Assembleia está muito bem avaliada. Houve uma nova Assembleia, uma nova identidade, uma Assembleia independente que discutiu com responsabilidade os projetos. E isso foi entendido pela população”.
Com a retomada dos trabalhos em Plenário, Botelho também quer apresentar um calendário de votação para limpar a pauta até dezembro, inclusive, com a votação de vetos e apreciação da Lei Orçamentária Anual – LOA.