O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou a decisão da Casa Civil de retirar sua escolta de carros blindados. Em vídeo publicado nesta quinta-feira, 30, nas redes sociais, o ex-chefe do Executivo disse que a medida imposta pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva representa um risco à sua vida.
“Na segunda-feira, tinha direito a dois carros blindados”, disse Bolsonaro. “Com o anúncio da minha chegada, a Casa Civil os retirou. Estou com dois carros normais. Você pode perguntar: ‘Tem amparo na lei ou não?’. Não está definido. A gente vê acontecendo essa questão do PCC… Não tenho peito de aço. Vou tentar buscar um carro blindado para mim.”
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 30, 2023
O ex-presidente acredita que a decisão da Casa Civil é um “recado” do Partido dos Trabalhadores (PT). “Não é um atitude racional”, criticou Bolsonaro. “Nunca persegui nenhum ex-presidente. Tudo que foi pedido, concedemos. Agora, comigo, anunciam: ‘Não há mais carros blindados para você’. Estão dando um recado. Só posso entender isso aí.”
Em nota, a Casa Civil informou que “nenhum ex-presidente tem direito à utilização de carro blindado”. Conforme prevê a Lei no 7.474, de 8 de maio de 1986, “os ex-presidentes têm direito a dois veículos oficiais e os respectivos motoristas”, acrescentou. “Nenhum ex-presidente utiliza veículos blindados cedidos pela Presidência da República.”
Fonte: revistaoeste