Enquanto integrantes do governo Luiz Inácio Lula da Silva receberam com preocupação a nomeação de Marco Rubio como secretário de Estado de Donaldo Trump nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro parabenizou a escolha do senador para o cargo. Rubio vai assumir o posto a partir de janeiro de 2025, no segundo mandato do presidente eleito.
Em suas redes sociais, Bolsonaro escreveu: “Parabéns ao senador Marco Rubio por sua nomeação como secretário de Estado dos EUA”. O ex-presidente disse ainda que “é uma honra ver um verdadeiro aliado do Brasil e um defensor da liberdade assumir um papel tão importante”. Para ele, “este momento é crucial para o Hemisfério Ocidental e para o mundo”.
“O senador Rubio entende as graves ameaças representadas pelo Foro de São Paulo e pelos governos de esquerda antiamericanos de Luiz Inácio Lula da Silva, Nicolás Maduro, Daniel Ortega e Díaz Canel”, completou Bolsonaro.
De acordo com o líder da direita, “Rubio sempre apoiou nossa posição contra o socialismo”. Também, contra o que chamou de “autoritarismo na região”. “Ele possui um conhecimento profundo da dinâmica interna da política latino-americana — um entendimento que poucos em Washington têm”, destacou.
Veja a postagem de Jair Bolsonaro no Twitter/X. Em inglês, ele parabeniza a nomeação do senador do Partido Republicano, Marco Rubio, ao cargo de secretário de Estado dos EUA:
– Parabéns ao senador @marcorubio por sua nomeação como Secretário de Estado dos EUA! É uma honra ver um verdadeiro aliado do Brasil e um defensor da liberdade assumir um papel tão importante neste momento crucial para o Hemisfério Ocidental e para o mundo.
– O senador Rubio…
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 13, 2024
Em 2018, Marco Rubio comemorou o resultado da eleição presidencial no Brasil, que deu vitória a Jair Bolsonaro. Em suas redes sociais, ele escreveu: “O novo governo de Bolsonaro apresenta uma oportunidade de garantir uma aliança mais forte e estratégica com nossa nação que pode beneficiar o povo brasileiro”.
O senador também criticou publicamente a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A manifestação de Rubio ocorreu em agosto, quando o magistrado determinou a censura do Twitter/X, de Elon Musk, no Brasil.
Fonte: revistaoeste