Sophia @princesinhamt
Política

Bolsonaro é um dos alvos da operação da PF sobre o 8 de janeiro: Entenda o caso e as investigações

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é um dos alvos da operação da Polícia Federal (PF) realizada na manhã desta quinta-feira, 8. Ao todo, os agentes cumprem 33 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 48 medidas cautelares.

+

Contra Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), impôs medidas restritivas, incluindo a proibição de deixar o país e a entrega do passaporte em 24 horas, além de não poder se comunicar com demais investigados, nem por meio de advogados.

Em conversa com a Folha de S.Paulo, Bolsonaro afirmou que “segue sofrendo perseguição implacável”. “Saí do governo há mais de um ano e sigo sofrendo uma perseguição implacável”, destacou o ex-presidente. “Me esqueçam, já tem outro governando o país.”

Intitulada Tempus Veritatis, a operação envolve ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro, entre eles, Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e ex-candidato a vice-presidente em 2022; Augusto Heleno, ex-ministro de Segurança Institucional; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública. O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto também é um dos alvos. 

Já entre os quatro alvos dos mandados de prisão estão Rafael Martins de Oliveira, Filipe Garcia Martins e Marcelo Costa Câmara.

2024 word3
Operação Foi Deflagrada Nesta Quinta-Feira, 8 De Fevereiro | Foto: Divulgação/Polícia Federal

A investigação é de crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Em nota, a PF disse que “a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder”.

Os mandados foram expedidos no inquérito da milícias digitais conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e estão sendo cumpridos nos Estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.