Sophia @princesinhamt
Política

Barroso recebe homenagem do Tribunal de Justiça de SP em fevereiro: Saiba mais sobre a homenagem ao Ministro Barroso

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) anunciou uma homenagem ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A cerimônia está agendada para o dia 7 de fevereiro e marca a Abertura do Ano Judiciário. Na ocasião, Barroso receberá o Colar do Mérito Judiciário, a maior condecoração expedida pelo Judiciário do Estado.

A solenidade será conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, com a participação dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura, magistrados, representantes dos demais Poderes, instituições e servidores da Justiça.

A cerimônia também tem como objetivo reiterar a harmonia com os demais órgãos da Justiça, com os Poderes Executivo e Legislativo e com entidades públicas e privadas, além de reforçar o compromisso de uma judicatura eficiente.

Segundo dados do , foram julgados mais de 7 milhões de processos em 2024, quando somam-se o 1º e o 2º graus, o que totaliza cerca de 30 milhões de atos processuais nas mais de 300 comarcas do Estado.

Barroso conta com uma intensa agenda internacional na reta final de janeiro. O ministro palestrará na Suíça e em universidades dos sobre a segurança jurídica no Brasil, as mudanças climáticas e o combate às fake news.

Nesta segunda-feira, 20, no Fórum Econômico de Davos, Barroso encontrou-se com a vice-presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas do Google, Annette Kroeber-Riel. Hoje, 21, ele discursou sobre a questão ambiental brasileira no mesmo evento.

2025 word1
Luís Roberto Barroso no 21° Prêmio Innovare (11/12/2024) Foto: Rosinei Coutinho/STF

No dia 22, quarta-feira, Barroso deve palestrar na Casa Brasil sobre segurança jurídica. No mesmo dia, também participa como orador no fórum sobre segurança digital.

Em 23 de janeiro, o presidente do STF participa em Zurique, também na Suíça, onde fala sobre “visão jurídica e institucional do Brasil e os reflexos na vida do país”.

A partir daí, começa um giro por três das mais importantes universidades dos Estados Unidos. No dia 27, em Yale, Barroso explica o funcionamento do Judiciário brasileiro.

No dia 28, será a vez de visitar a Universidade de Princeton para falar do papel das Supremas Cortes nas democracias.

A turnê internacional de Barroso se encerra na Harvard Kennedy School, onde deve falar sobre o papel do STF brasileiro.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.