Sophia @princesinhamt
Política

Barroso elogia a imprensa na Suíça ao abordar o impacto das redes sociais

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Durante uma palestra do grupo Lide, na Suíça, o presidente do Luís Roberto Barroso, exaltou a imprensa ao discorrer sobre a “ascensão das redes sociais” no mundo.

Conforme o ministro, o Brasil nunca precisou tanto da mídia “de qualidade” quanto agora.

“A imprensa que confere fatos, que separa fato de opinião e que, sobretudo, tem esse papel importantíssimo que é criar um conjunto de fatos comuns sobre os quais as pessoas formam a sua opinião”, observou o juiz do STF. “Esse é o grande papel da imprensa, sobretudo nesse mundo em que se formaram tribos polarizadas e cada uma acha que pode criar a sua própria narrativa.”

Ainda de acordo com o presidente do STF, é preciso fazer com que “mentir volte a ser errado” e que se volte “a trabalhar sobre fatos comuns”, sobre os quais as pessoas consigam formas suas opiniões. Por isso, a imprensa é essencial, segundo ele.

Presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso realiza palestra magna no seminário da AJUFE, em 23/10/2024
O Presidente Do Stf, Ministro Luís Roberto Barroso, Durante Palestra Magna No Seminário Da Ajufe, Em 23/10/2024 | Foto: Antonio Augusto/Stf

Desde o começo da semana, Na segunda-feira 20, em Zurique, o juiz do STF se encontrou com Annette Kroeber-Riel, vice-presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas do Google para a Europa.

No dia seguinte, ainda na Suíça, Barroso compareceu ao Fórum Econômico Mundial, no qual falou a respeito do meio ambiente. Um dia depois, o presidente do STF tratou de segurança digital e jurídica na Casa Brasil. Hoje, está em um evento promovido pelo grupo empresarial ligado ao ex-governador de São Paulo João Doria, em que se espera que trate da “visão jurídica e institucional do Brasil e os reflexos na vida do país”.

Na sequência, Barroso cruzará o oceano rumo aos Estados Unidos para, em 27 de janeiro, palestrar em Yale a fim de explicar o funcionamento do Judiciário brasileiro. Depois, partirá para Princeton, universidade na qual os estudantes o aguardam no painel que trata das “democracias na resistência institucional ao populismo autoritário”. O tour se encerrará na Harvard Kennedy School. Procurado por , o STF informou que as despesas de viagem e hospedagem não são custeadas com dinheiro público.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.